www.stone-ideas.com

Borboletas de mármore na mão

A ela agradou a ideia de usar uma borboleta no dedo, nos escreve a designer de jóias italiana Sara Devoti. „Ali” (Asas) é o título do trabalho mostrado na foto acima, que é típico do estilo e do material escolhido por ela para suas criações: a rocha ornamental superfina com ouro (atrás) ou com rutênio, um metal aparentado da platina (frente). De fato, aqui tratam-se de duas camadas de diferentes tipos de mármore (1 mm cada), um para a parte superior da asa (não visível na fotografia) e outro para a parte inferior.

Em geral, porém, as formas das joias de Sara Devoti são abstratas. Por exemplo nas várias versões de „Drappo”: à esquerda em „Drappo Gray” trata-se de ouro branco com mármore Bardiglio, à direita em „Drappo Black” temos ouro com mármore Portoro.

Em geral, porém, as formas das joias de Sara Devoti são abstratas. Por exemplo nas várias versões de „Drappo”: à esquerda em „Drappo Gray” trata-se de ouro branco com mármore Bardiglio, à direita em „Drappo Black” temos ouro com mármore Portoro. As peças finais são embelezadas com diamantes.

Ela conta a razão de utilizar rochas ornamentais da Toscana, Ligúria e dos Alpes da Apúlia: „Eu quero ligar meu trabalho à terra”, diz ela.

Sara Devoti vem de uma família que há várias gerações trabalha com mármore. Ela frequentou a Academia de Belas Artes de Carrara e, em seguida, trabalhou como escultora para clientes públicos e privados.

Em 2011 ela lançou seu primeiro colar, „Terrestre” (ouro e mármore Paonazzetto).

Em 2011 ela lançou seu primeiro colar, „Terrestre” (ouro e mármore Paonazzetto). Naquela época, a rocha superfina ainda era algo bastante novo, mas ela rapidamente descobriu novas possibilidades para o material no ramo joalheiro.

O processo exige grande quantidade de trabalho manual para levar a rocha à espessura e forma desejada, como aqui no „Drappo Grigio” (ouro branco e mármore Bardiglio).

O processo exige grande quantidade de trabalho manual para levar a rocha à espessura e forma desejada, como aqui no „Drappo Grigio” (ouro branco e mármore Bardiglio). O trabalho de ouriversaria é realizado por uma oficina em Florença.

Em sua mais recente coleção aparecem inclusive fivelas de cinto. Aqui você vai encontrar o Travertino Classico em uma moldura de ouro com a marca Sara Devoti..,

Em sua mais recente coleção aparecem inclusive fivelas de cinto. Aqui você vai encontrar o Travertino Classico em uma moldura de ouro com a marca Sara Devoti..,

... em „Sena” há um pequeno quadrado de mármore Giallo Siena cercado por duas áreas na superfície do Python amarelo..,

… em „Sena” há um pequeno quadrado de mármore Giallo Siena cercado por duas áreas na superfície do Python amarelo..,

... em „Lava” ela combina rocha vulcânica escura com couro vermelho brilhante, e rutênio por fora.

… em „Lava” ela combina rocha vulcânica escura com couro vermelho brilhante, e rutênio por fora.

Nos óculos de sol a armação é de metal (banhada a ouro) incrustada com mármore Paonazzetto.

Nos óculos de sol a armação é de metal (banhada a ouro) incrustada com mármore Paonazzetto.

Sara Devoti (Mail)

Fotos: Igor Biagi (Mail)

(20.10.2014)