www.stone-ideas.com

Reciclagem de rochas ornamentais: A Ismar Marble de Israel retrabalha resíduos do local da construção e da produção

Ilan Ammo cita uma canção infantil que adverte adultos: „As árvores e natureza são não só você, deixe um pouco delas também para nós.” E ele acrescenta logo em seguida: „Se nós apenas importarmos produtos acabados, perdemos empregos e valor agregado no país.” Sua empresa Ismar Marble, com sede nas cercanias de Tel Aviv, transformou por isso a reciclagem de resíduos de sua atividade com rochas em um pilar da empresa.

Isso às vezes leva a ideias incomuns. Assim a Ismar Marble forneceu revestimentos a um grande condomínio residencial nos EUA. Tratava-se de alguns mil metros quadrados de superfície. „Arquiteto e cliente acharam a cor da rocha calcária tão boa, que eles queriam usar as peças restantes e os resíduos como material para o banheiro”, conta Ilan Ammo.

Ismar Marble: Produtos de resíduos de rochas.

A utilização de peças relativamente pequenas tornou-se possível através de um design flexível para paredes e pisos.

Mesmo para os minúsculos restos foi encontrado um uso: deles foram feitos mosaicos no próprio local. Isso proporcionou aos realizadores desafios incomuns, mas também lhes deu a oportunidade de colocar suas habilidades à prova.

Ismar Marble: Produtos de resíduos de rochas.

Em geral, trata-se de fato nesta reciclagem da reutilização de resíduos de pedreiras e fábricas em Israel e na Palestina, onde o calcário é obtido. Ilan Ammo criou assim a linha de produtos „New Reclaimed” (Novamente Beneficiada).

O pano de fundo é que muitas pedreiras estão acabando em Israel, e o governo não tem concedido permissão para a abertura de novas. Assim a recuperação deve se estender por tanto tempo quanto possível, diz Ilan Ammo. E isso em contraste com uma situação de alta demanda pelo calcário doméstico Jerusalém Stone em Israel, pois o material caracteriza em todos os lugares a imagem típica da Terra Santa.

Aqui uma associação de revestimentos (padronagem romana) a partir de restos.

Aqui uma associação de revestimentos (padronagem romana) a partir de restos.

Outra idéia do produto a partir de peças recicladas é o parquet de rochas.

Outra idéia do produto a partir de peças recicladas é o parquet de rochas.

A superfície das peças é tratada de modo muito tradicional, tal como os desejos dos clientes. Para a variante envelhecida, são usadas as máquinas habituais.

„O preço de revestimentos reciclados é semelhante ao de novos produtos”, diz Ilan Ammo. Embora o material de partida seja mais barato, o processo demanda mais trabalho manual.
A empresa foi fundada pelo pai de Ilan Ammos como uma firma de mosaicos. Hoje ela também está envolvida na importação e exportação. A divisão Ismar Marble está baseada em Kfar Maas, cerca de 20 km de Tel Aviv e engloba a administração. A fábrica chamada I.A. Shenhav está localizada ao lado, em uma área industrial. No total, a empresa emprega 30 pessoas.

Ismar Marble

I.A. Shenhav

Fotos: Ismar Marble

Ismar Marble: no chão em torno dos leões restos de rochas („New Reclaimed”).(05.11.2014)