Seria tolo mencionar em toda obra de arte de Michelângelo também o inventor do martelo e do cinzel e louvá-lo. Mas às vezes há uma chance de se fazer algo semelhante, como no projeto „Design & Technology“, apresentado na Marmomacc 2014: ali, o designer industrial italiano Raffaello Galiotto somou-se a fabricantes de máquinas e ferramentas para explorar as possibilidades de transformação de rochas para além do habitual.
Um papel importante neste projeto foi desempenhado também pelas empresas de rochas ornamentais, que implementaram as ideias daquele pessoal. Ou mais precisamente, os patrões e empregados que se deixaram influenciar e inspirar pelas ideias de Galiotto.
Por exemplo, „Cora”, o único trabalho que apresentaremos em detalhe aqui.
Vamos chamá-lo de queijo suíço, através do qual ratos comeram e criaram caminhos, só que não se trata de queijo, mas de engineered stone Bretonstone e, portanto, as curvas e passagens arredondadas não se deixaram fazer tão facilmente através do material.
Os detalhes: o cortador tinha um controle de eixo em C (C-axis control), a ferramenta tem uma cabeça esférica com uma haste fina. Um dos requisitos especiais foi assegurar que a ferramenta não irrompesse na parede do furo.
Em „Evo”, mármore de Carrara foi processado com uma serra de diamante. A atração especial deste trabalho consiste nas marcas de usinagem transversais. Elas não estavam realmente planejadas daquela maneira, sorri amarelo Galiotto.
Neste ponto, pode-se começar a filosofar sobre isso, por exemplo, se e como máquinas e ferramentas determinam por si resultados: desde o mundo dos computadores e eletrônicos notabilizou-se o fenômeno do „glitch” (falha) – um rápido erro no sistema, que pessoa alguma compreende de onde veio e tampouco por que depois de um tempo desapareceu. No programa espacial Apollo, da NASA, este tipo de transtorno era frequente e deixava técnicos de cabelo em pé.
Foi um „glitch” que produziu traços inesperados no processamento da rocha?
Recordamos neste contexto Michelângelo, que disse que apenas libertava com seu trabalho uma figura que já estava escondida na rocha.
Raffaello Galiotto Industrial Design
Fotos: Raffaello Galiotto