www.stone-ideas.com

Wonasa vai prestar mais atenção aos jovens arquitetos em nível nacional

Associação de Rochas Ornamentais Internacional (World Natural Stone Association) Wonasa focará suas atividades mais em nível nacional e nos jovens arquitetos. Como exemplo disso, seu presidente John Petter Gunderson, da empresa norueguesa Lundhs, mencionou uma competição para estudantes de universidades polonesas: ali alunos devem ser incentivados a adotar como tema de seus trabalhos de conclusão de curso rochas ornamentais. Como prêmio do concurso, é oferecida uma viagem à Feira Marmomacc em 2015

A Wonasa quer com isso tornar seus membros poloneses executivos desta iniciativa: os contatos com as universidades deve ser estabelecido pela federação nacional de rochas daquele país. Ele quer fazer isso em cooperação com a revista comercial local Swiat Kamienia.

Em novembro de 2014 devem começar na Polônia as atividades correspondentes a esta iniciativa. Para o próximo ano, estão sendo tratados projetos semelhantes na República Tcheca, Índia, Brasil, Egito e Turquia.

Além disso, a Wonasa quer criar também no próximo ano, em cooperação com a Feira de Xiamen, na China, um „seminário educacional“. Ele deve aproximar o setor de rochas ornamentais da construção civil.

A respeito do novo foco da Wonasa, seu presidente Gunderson declarou durante a Marmomacc em uma conferência de imprensa: „Nós não podemos fazer um trabalho de marketing global para a indústria.“ O que isto significa é que a promoção de rocha ornamental deve ser feita onde estão os mercados, portanto em nível nacional e adaptada às respectivas condições.

Além disso, a Wonasa deseja desempenhar um papel global em questões que sejam de importância internacional. Assim, ela apoia a Federação Europeia Euroroc na elaboração de uma Declaração de Produto Europeia (EPD). Esta certificação deve estar em todos os materiais de construção futuros que sejam colocados no mercado europeu. Foram criadas para cifras concretas da EPD levantamentos sobre impactos ambientais de rochas. Estes dados vão interessar também empresas de fora da Europa.

Totalmente novo no âmbito das atividades da Wonasa é uma previsão da extração de granito para o ano corrente.

Totalmente novo no âmbito das atividades da Wonasa é uma previsão da extração de granito para o ano corrente. „O objetivo é oferecer às empresas números concretos para investimentos“, segundo declarou o diretor da Wonasa Anil Taneja à revista espanhola Lithos. A previsão é baseada em uma pesquisa com empresas associadas à organização.

No futuro, uma tal previsão para por outros tipos de rocha deve ser apresentada também.

A Wonasa tem atualmente 55 membros em 19 países. Em 2013, havia 51 membros em 17 países. A admissão de novos associados acontece através de convite. Uma regulamentação especial deve garantir que nenhum país tenha representação superior ao outro.

Wonasa

See also:

 

 

 

 

(20.11.2014)