www.stone-ideas.com

Cersaie 2014: Cerâmica em formato gigante e superfícies para apalpar

Não somente os revestimentos cerâmicos tornam-se cada vez maiores, mas também mais perfeitos na imitação de outros materiais. Na Cersaie, que este ano aconteceu de 22 a 26 de setembro em Bologna, diversas produtoras de revestimentos apresentaram superfícies destinadas ao toque.

Placas de cerâmica de 3,60 x 1,20 m ou 3,20 x 1,60 m foram vistas em vários estandes. Na edição internacional da revista „Cer” (número 34) a Federação Italiana de Cerâmica escreve que neste setor alguns produtos de grande formato alcançam „até 5 m de comprimento”.

Em muitos casos, os expositores criaram portais retangulares em seus estandes, produzindo assim um efeito impressionante das dimensões daquelas peças.

O setor desenvolveu para estas grandes superfícies „espessuras de 30 milímetros no encanamento, que serão ideais para bancadas de cozinhas e banheiros”, informa a revista „Cer”.

Mais do que em anos anteriores, repetiram-se as imitações de mármore. A tecnologia de produção de cerâmica está hoje tão avançada, que é possível imitar perfeitamente variações de rochas ornamentais.

No estande da companhia espanhola Todagres descobrimos que ela tem cerca de 70 variações para suas imitações de mármore em cerâmica.

A empresa espanhola Thesize mostrou sua engineered stone chamada Neolíth na forma de peças casadas (bookmatch).

A empresa italiana Emilceramica apresentou seu estande sob o slogan „Vie della Pietra – la pietra secondo Emilceramica” (Caminho das rochas – A Rocha Segundo Emilceramica).

Para realmente identificar a autenticidade de uma rocha ornamental, é preciso tocar a peça. Mas também neste ponto os fabricantes de cerâmica trouxeram novidades.

Em exibição havia revestimentos com nomes como „spazzalato” (escovado) ou „bocciardato” (bujardado), em referência a clássicos acabamentos de rochas ornamentais.

Mas tocá-las, a experiência tátil é decepcionante – e a culpa disso está no esmalte.

O fato de que a indústria cerâmica deseja falar aos cinco sentidos nos mostra quais são os pontos fortes das rochas ornamentais nesta competição por clientes.

„Cromaterapia” é a nova palavra da moda no nicho de banheiros. Trata-se de luzes coloridas, que estimulam ou reforçam humores humanos.

A Levantina, da Espanha, também jogou com os sentidos em sua apresentação. Essa fabricante espanhola da engineered stone „Techlam” e fornecedora de muitos tipos de rochas ornamentais valeu-se dos óculos virtuais Google Glass, com o qual um espectador recebe informações adicionais sobre o que aparecer em seu campo de visão.

Mais alguns comentários sobre este 32. Cersaie, a feira internacional de cerâmica para arquitetura e equipamentos de banheiro: pela primeira vez a feira recebeu empresas dos setores de rochas ornamentais e de madeira, em seu pavilhão 22.

Sua programação paralela, sob o título „Cer-Sea”, tratou da questão de como utilizar os balneários fora da estação.

Cersaie 2015, 28 de setembro – 02 de outubro

Fotos: empresas / Peter Becker
Cersaie 2014. (22.11.2014)