www.stone-ideas.com

Foco: „Comunicação interna e externa”

A Euroroc, entidade guarda-chuva das organizações europeias de rochas ornamentais, em sua reunião durante a Marmomacc elegeu presidente Tobias Eckardt, da Federação Suíça de Rochas Ornamentais (NVS), para um período de dois anos. Ele é o chefe da empresa Eckardt Natursteine AG, com sede em Volketswil-Hegnau, nas cercanias de Zurique. Peter Becker, da Stone-Ideas.com, conversou com ele.
 

Stone-Ideas.com: Que temas você gostaria de priorizar durante sua presidência?

Tobias Eckardt: A comunicação deve ser uma prioridade. Por um lado, me refiro à comunicação interna: A Euroroc deve ser diretamente perceptível para as empresas ligadas a nossas federações nacionais filiadas, e não só através das próprias federações. Nossa federação suíça acaba de desenvolver um conceito de como isso pode ser alcançado, entre outros com mídias sociais. A pergunta interessante é: quais das quatro plataformas é a adequada ao nosso propósito e como manter um fluxo de informações recíproco. Interessa-me com isso criar também um sentimento de grupo.
 

Stone-Ideas.com: Mas o setor de rochas já tem um sentimento de grupo.

Tobias Eckardt: O que quero dizer com isso é que na Euroroc devemos desenvolver mais respeito e tolerância em nossos relacionamentos mútuos. Muitas vezes apenas tenta-se fazer valer os interesses nacionais ou os das respectivas empresas. Em geral, conjuntamente se alcança muito mais. O desafio para mim eu entendo ser mostrar o que uma ação mais integrada pode trazer de benefícios concretos. Trata-se sempre de benefícios concretos.
 

Stone-Ideas.com: Isto é comunicação interna. No setor de rochas, normalmente se prefere falar de comunicação externa, e em alta intensidade, ou seja, em marketing.

Tobias Eckardt: A Euroroc tem recursos financeiros limitados. Então, o marketing não pode ser um grande tema para nós, daqueles de tocar com especial atenção. Mas se nós já lidamos com mídias sociais, devemos pensar se não podemos também utilizá-la para comunicação externa. Devemos fazer com que arquitetos e investidores que circulam na internet ocasionalmente se interessem pela gente. E o ideal seria se disso resultasse também um intercâmbio técnico. Assim, os visitantes teriam um benefício concreto e visível, o que então seria o melhor marketing.

Euroroc

Eckardt Natursteine AG

(18.12.2014)