www.stone-ideas.com

Notas e Agenda

Em 2015, será interessante acompanhar as feiras da indústria de rochas: a Marmomacc, de Verona, fará 50 anos, e em Esmirna (Turquia) a Marble (em seu 21º ano) finalmente muda-se do Kültürpark para o novo terreno perto do aeroporto. Decana destes eventos, a Marmotec de Carrara, em sua 32ª edição em ritmo bianual, acontecerá também em um ano ímpar, em razão da Expo em Milão. Em Vitória, no Espírito Santo, o evento chega a sua 39ª edição e deve ter ares do próximo jubileu. E Xiamen? Xiamen continua a ampliação de sua área de exposições em sua 15ª edição e cresce em importância.

A empresa TexasStone Quarries baseada em Garden City, Texas, é a primeira empresa do mundo a alcançar a certificação dos EUA para sustentabilidade na produção e processamento de rochas ornamentais, informa o Natural Stone Council. Nós comentamos em detalhe este selo sob o título „ANSI/NSC-373” (1, 2).

Caminhos com pisos de pedra são mostrados em uma página no Pinterest.

Treze cantos, tem uma rocha da era Inca recentemente descoberta por arqueólogos no Peru, cuja forma se encaixa com incrível perfeição no muro que a circunda. Até agora, se conhecia apenas uma pedra semelhante em Cusco, com 12 cantos.

Angola: Primeiros resultados sobre ocorrências mineiras serão divulgados em 2015.

Seminário „Património e História da Indústria dos Mármores nos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa“, organizado pelo Cechap no dia 9 de Janeiro de 2015 em Vila Viçosa.

Com uma pedra afiada, um turista russo recentemente marcou com a primeira letra do seu sobrenome uma parede do Coliseu, sendo flagrado pela vigilância através de câmeras. Agora ele recebeu uma multa de € 20.000. Conforme noticia o jornal Il Messaggero, em 2014 houve casos semelhantes com australianos, canadenses e brasileiros (em italiano).

Vídeo do Mês: Uma visão atual da Terra desde a estação espacial ISS é oferecida pela NASA em transmissão de dados ao vivo (livestream). Atenção: se for noite naquela parte do planeta, ou se o céu estiver coberto de nuvens, você não vai ver muita coisa. Sob o livestream, há um gráfico mostrando onde a estação espacial encontra-se naquele momento (1, 2, 3).

(04.01.2015)