A indústria italiana de rochas é atualmente a líder mundial em design e deve permanecer assim, conforme mostrou a feira Marmomacc em setembro de 2014, em seu pavilhão 1. No entanto, não se trata de grandes obras apresentadas por grandes arquitetos, que no máximo se prestavam para atrair atenção da mídia. Muito mais importante para o futuro da indústria foi um discreto projeto de estudantes da Universidade de Ferrara.
Como no ano passado (veja abaixo), os jovens tiveram durante o ano letivo uma tarefa para resolver, que os levou, entre outras coisas, às pedreiras, às empresas e a suas máquinas: „Lithic Verticality“ (Verticalidade Pétrea) foi o tema deste ano. Os mais de 40 jovens designers deveriam desenvolver novas ideias para paredes ou muros feitos de rochas ornamentais.
Tratou-se portanto de arquitetura, de idéias para projetistas de espaços e também para fachadas, isso para citar apenas algumas das possibilidades.
Em primeiro plano estavam soluções de caráter modular, que se adequam à produção em massa. Além disso, os estudantes deviam envolver-se com a moderna tecnologia de informática, tanto na concepção quanto na produção de protótipos.
Manter as obras marcadas pelo frescor da juventude e, contudo, atentas ao chão da viabilidade, foi a grande contribuição do corpo docente da Escola de Arquitetura e Desenho Industrial da Universidade de Ferrara: Claudio Alessandri, Raffaello Galiotto, Vincenzo Pavan e Gianluca Gimini.
Como mostra a foto, todos os participantes entraram com coração e alma na empreitada.
Também as empresas patrocinadoras contribuíram para o sucesso. Foram elas: o Consorzio Marmisti Chiampo (CMC), Grassi Pietre, Lithos Design, Pibamarmi, Arredo di Pietra, Altair e Software Evolve.
Por razões de espaço, mostraremos apenas alguns dos trabalhos.
Università degli Studi di Ferrara
Fotos/Renderings: Projeto
(14.01.2015)