www.stone-ideas.com

Encantadoras figuras de animais do extremo leste da Europa

Na feira Stone, de 26 a 29 de novembro de 2014 em Poznan, na Polônia, nos chamou a atenção um estande com animais de pedra de grande beleza. Art Sky chama-se a empresa, conforme nos informa Natalia Palkina, em um inglês de Oxford, que em nada denunciava o sotaque dos Urais, de onde ela vem. A empresa está sediada no distrito de Orda, na região de Perm, uma cidade metropolitana, no lado ocidental dos montes Urais. A cidade – cujo nome nada tem nada com a era geológica permiana – é eventualmente referida como a metrópole mais oriental da Europa. No sopé daquelas montanhas, ela está a cerca de 1150 km (em linha aérea) de Moscou.

Art Sky.

Pedimos a Natalia Palkina que nos contasse como aconteceu a criação dessas obras de arte em miniatura, e com muita paciência e detalhe ela nos respondeu em vários e-mails a nossas muitas perguntas.

Art Sky.

Quando o bom Deus distribuiu tesouros sobre a terra, nos traduz ela desde o catálogo da empresa, ele pensou com carinho da região de Orda. Ao longo do rio Iren, a uma distância de alguns poucos quilômetros, ele modelou nas margens ricos depósitos de selenito cor de mel e logo adiante também jazidas de anidrita e pedra-sabão.

Estas são todas rochas macias, bastante adequadas a formas figurativas.

No final do século 19, segundo Natalia Palkina, o bom Deus enviou empresários à região. Eles vinham de Ekaterimburgo (que está localizada no lado asiático de montanhas) e levaram aos camponeses de Orda a arte da escultura em rochas.

Art Sky.

A administração da região de Perm apoiou essas atividades e convidou Ivan Semerikov, de São Petersburgo, a trabalhar na aldeia Krasny Jasil, na região de Orda. Sob sua liderança foi fundada ali em 1930 uma escola de escultura. Provavelmente isso atraiu Peter Kremlev a Orda. Ele já havia trabalhado como chefe de lapidação de rochas ornamentais na oficina do mundialmente famoso joalheiro Peter Carl Fabergé em São Petersburgo.

Art Sky.

Nesse ponto, poderíamos perguntar infinitamente mais. Porque isso que acabamos de descrever ocorreu imediatamente após a Revolução Comunista de Outubro de 1917, durante a qual Fabergé precisou deixar seu negócio e fugir. E o resto aconteceu durante o ataque dos alemães à Rússia durante a Segunda Guerra Mundial, seguido pelos anos de stalinismo, com suas crueldades, e de ditadura do Partido Comunista da União Soviética.

Na década de 1930, as obras de arte com as pedras macias da região de Perm tornaram-se famosas, nos conta Natalia Palkina. A partir de 1948, muitos artistas dali foram enviados a outras regiões da União Soviética e nos anos 50 e 60 houve um grande boom daquela arte. Um dos nomes mais famosos foi Anatoly M. Ovchinnikov, que logo influenciou uma geração inteira de artistas com seu estilo e suas técnicas. Seu foco eram figuras de animais e objetos de decoração com rochas da região de Orda.

Krasnij Jasil.Art Sky: Denis Chizh.Art Sky: Anatoly M. Ovchinnikov.

Krasny Jasil emergira então como o centro de escultura em rocha, com seu próprio estilo.

Mais tarde, no entanto, veio uma estagnação que durou até recentemente. „Há alguns mestres de alto nível, que trabalham apenas para colecionadores ou criam presentes para VIPs, há algumas oficinas que fornecem souvenires pintados para lojas turísticas“, informa Natalia Palkina no catálogo.

Na primavera de 2014, houve um novo começo com o estabelecimento do Sky Art. A firma tem cinco artistas no momento, incluindo como designer sênior o famoso Anatoly M. Ovchinnikov. Atrás da Art Sky está a holding russa Gerda, cuja atividade principal está no campo das artes em rochas naturais.

Art Sky

Fotos: Art Sky

Art Sky.Art Sky.Art Sky.Art Sky.

(19.01.2015)