www.stone-ideas.com

„Detour“ da Studio Job: Uso de mármore quase que na construção de estradas

Studio Job: „Detour“ (Table, 113 x 113 x 41cm, Black, Red, White Marble and Glass).

Vamos evitar discutir se a „Detour“ trata de design ou de arte e diremos apenas que ali há ítens colecionáveis. Sem dúvida, as mais recentes criações dos designers Job Smeets e Nynke Tynagel, da Studio Job, são desta categoria. Em primeiro lugar, porque são produzidas em quantidades limitadas, e em segundo lugar, quase ninguém pensaria em aplicá-las na construção de estradas ou de mobiliário.

Significativamente, o nome da coleção „Detour“ poderia ser traduzido como desvio ou escapada.

Studio Job: „Detour“ (Chair, 38,5 x 38,5 x 122cm, Bollingen sandstone, Bronze and Beech wood).

Ela é uma escapada na medida em que os dois designers têm utilizado rochas ornamentais apenas eventualmente. Em relação ao mármore, eles teriam „alguma reserva em termos de criação“, por entenderem que este é um material normalmente consagrado às artes, conforme informam alguns de seus releases de imprensa. No entanto, nos últimos tempos o mármore tem sido utilizado em várias obras de outras pessoas, tornando-se um sinônimo de „design art” (design artístico).

Então eles teriam resolvido abrir novos horizontes em termos de materiais, para assim retirá-lo de sua „zona de conforto“. Como se faz isto? – ao se criar contrastes, respondem eles.

Studio Job: „Detour“ (Floor Lamp, 27 x 27 x 84/105cm, Black and Red Marble, White Cristallina, Bronze and LED light Fitting).

Para Detour, eles deixaram-se inspirar pela construção de estradas. O resultado são mobiliários que combinam diferentes tipos de mármore e duas vezes arenito Bollinger, principalmente com vidro e bronze. Usando diferentes tipos de rochas ornamentais, eles conferiram aos objetos fortes tons de cores.

O Studio Job tem sede em Antuérpia e Amsterdã e foi fundado em 1998 por Job Smeets. Nynke Tynagel juntou-se a ele mais tarde. Ambos se conheceram a Academia de Desenho de Eindhoven. „Eles redefiniram as artes aplicadas ao contexto da arte contemporânea“, afirma um release de imprensa da empresa. Eles se tornaram conhecidos através de um trabalho que pouco se importa com convenções e segue suas próprias ideias.

Studio Job: „Detour“ (Table Lamp, 25 x 10 x 48cm, Serpentine, White Marble, Bronze and LED light fitting).

A „Detour“ foi desenvolvida em cooperação com a StonetouCH, um editor com sede em Genebra, que lida quase exclusivamente com rochas suíças.

Studio Job

StonetouCH

Fotos: Stefan Vos

Studio Job: „Detour“ (Mirror, 45 x 25 x 87cm, Red Marble, White Cristallina and Mirror).Studio Job: „Detour“ (Cabinet, 119 x 36 x 149cm, Red Marble, Glass, Bronze and Bollingen sandstone).Studio Job: Nynke Tynagel (left) and Job Smeets. Photo: Zero40 studios.

(06.02.2015)