www.stone-ideas.com

Juma Exclusive: „Customização“ através do design para rochas ornamentais e outros materiais

„Jutable“: mesa maciça com pé acrílico e lareira a álcool-gás.

„Juma Exclusive“ chama-se a marca de design com a qual a tradicional empresa alemã Juma tenta, já há um ano, conquistar o mercado deste setor. Uma peculiaridade nesta iniciativa é que ali não são simplesmente criados objetos para o lar: o cliente é convidado a decidir sobre os produtos durante a produção. „Natureza sob medida“ é o slogan: diversos tipos de rochas ornamentais podem ser selecionados, e para estes também diferentes tipos de superfícies, além de materiais complementares, tais como acrílico (em várias versões) ou aço inoxidável.

Com o slogan „Customização de Rochas Ornamentais“ o diretor-presidente da Juma, Michael Holzäpfel, descreve o conceito da empresa: como na indústria automotiva, onde o cliente há tempo pode escolher a decoração de seu carro, do acabamento interior aos acessórios, incluindo o revestimento do volante, aqui também as rochas recebem adições valiosas a seu material, por meio de opções de design e acessórios.

O nome da empresa Juma também poderia, assim, ser atualizado para Youjuma – num infame trocadilho com o princípio do canal de vídeos Youtube.

A base deste princípio é que, na área de mercadorias exclusivas, determinados grupos de clientes desejam cada vez mais opções individualizadas. Esta customização é nova para o setor de rochas, mesmo que a ideia básica, de valorizar o material com design, já seja uma tendência nesta indústria há cerca de 10 anos.

Lembrete: desde 1960, arquitetos e artistas, principalmente da Itália e da Espanha, já exploram este caminho.

„Jumamba“.

Por assim dizer, agora a Juma Exclusive ativa para as feiras Bau, de Munique (19 a 24 de janeiro de 2015), e IMM Cologne, em Colônia (19 a 25 de janeiro de 2015), o segundo estágio de seu foguete. O primeiro aconteceu com um lançamento no ano passado: a combinação chuveiro-banheiro „Jumamba” – batizada segundo a forma de uma ameaçadora cobra venenosa, com a qual a empresa obteve ampla cobertura de mídia. No entanto, quase ninguém realmente esperava que tal produto fosse vendável.

Assim, menos objetos espetaculares vem sendo apresentados para interiores e banheiros. Além das possibilidades de escolha de material e beneficiamento citadas acima, as dimensões destas peças são também, em grande parte, opcionais. Como esta empresa tradicional executa ela mesma a fabricação, ela trata de estender o arco deste negócio da prateleira à manufatura.

„Jubasin“: Lavatório com acrílico.

Além disso, também há novidades técnicas, tais como o fluxo de água invisível em „Jubasin“.

A customização tem no entanto, assim como no caso dos carros, seus limites: ideias malucas de clientes não são implementadas, informa Michael Holzäpfel em nossa conversa. Afinal, não se deseja prejudicar a imagem da marca, seja da empresa-mãe ou da nova linha de design.

Para estes novos objetos, a equipe de projeto da Juma Exclusive trabalhou em cooperação com Torsten Müller (Bad & Spa Design Torsten Müller), com Daniel Helm (Helm Design) e com Horst Zerres (ZerresPur!).

As imagens mostram objetos que foram criados a partir do calcário Jura, da empresa.

Juma Exclusive

Fotos: Juma Exclusive

„Jucascade“: Parede de chuveiro com a bandeja feita de teca. Nas perfurações regulares também podem, entre outros, ser inseridas armações da ducha ou luzes LED.„Juwall“: Parede aquecida com aquecedor elétrico na parte anterior, onde a pedra atua como um armazenador de calor. Com lareira a álcool-gás ou depósito para toalhas.„Juspring“: pia autossustentada.

(09.02.2015)