www.stone-ideas.com

Projetos para design em rocha ornamental sob pressão de prazo

Ewa Fabińska, Olga Guz: „Mozdzierz z Deska do Krojenia“ (Argamassa com Bancada para Plantas de Tempero).

Em cada vez mais países as organizações do setor de rochas e empresas preocupam-se em estimular jovens designers e arquitetos ao uso deste material. Uma forma incomum foi encontrada pela revista especializada polonesa Novy Kamieniarz em conjunto com a feira „Stone“ (de 26 a 29 de novembro 2014) na cidade de Poznań. No núcleo da iniciativa estava um workshop de dois dias em dois andares da feira, ao final dos quais os alunos deviam apresentar ideias para design de produto ou arquitetura com rochas ornamentais.

Maciej Brzeski, editor-chefe da Novy Kamieniarz, e o editor Szymon Paz já lançaram iniciativas semelhantes nos últimos dois anos. Desta vez eles engajaram nessa atividade as faculdades públicas de arte de Varsóvia e Lodz e também escolas privadas de design em Poznań.

Aqui uma lista delas: Akademia Sztuk Pięknych w Warszawie (Academia de Belas Artes, Varsóvia, Faculdade de Design de Interiores); Akademia Sztuk Pięknych im. W. Strzemińskiego w Łodzi (Academia Strzemiński de Artes em Łódź), Faculdade de Design Industrial e de Interiores); School of Form (Escola das Formas), Poznań.

A primeira etapa do projeto aconteceu antes da feira: nela os professores ofereceram aos alunos uma compreensão fundamental das rochas ornamentais.

Os jovens então foram enviados para aquela feira por 2 dias. Eles visitaram estandes de expositores de rochas, ferramentas e máquinas. Na segunda etapa, os alunos tiveram experiência direta com o material e também com suas possibilidades de beneficiamento.

Conforme informa a documentação do projeto, isso foi necessário porque hoje os jovens conhecem muito pouco de rochas.

Na primeira tarde, houve uma palestra de Peter Becker, da Stone-Ideas.com, entitulada „O que se pode fazer com rochas e o que não“, com diversas ideias de design de todo o mundo. A palestra orientou sobre fontes de ideias para produtos com rochas e como desenvolvê-las.

Em seguida, a coisa ficou séria: até a tarde do dia seguinte deviam ser entregues projetos em arte final. Um júri selecionou seis das ideias, que deverão ser desenvolvidas em protótipos nos próximos meses, em cooperação com empresas.

O objetivo é mostrar estes protótipos na Stone+tec (de 13 a 16 de maio de 2015) em Nurembergue. Aqui a feira alemã entra em campo como parceira desta cooperação. Na Stone+tec o gerente de projetos Willy Viethen também está fortemente empenhado em buscar novos estímulos para a indústria de rochas.

Companhias patrocinaramm o projeto.

Mostramos os 6 projetos selecionados pelo júri.

Nowy Kamieniarz (polonês)

Stone, Poznań 2015 (18 a 21 de novembro)

Patrycja Olzewska: „The touchy beans“ (rochas com diferentes superfícies, em forma de grãos, para dar às crianças cegas uma noção do material).Paulina Ludynia: „Organizer dla Hoteli“ (Organizador para Hotéis).Katarzyna Foƚtyn: „Pltka decoracyjna“ (Ladrilho 3D).Anna Wawszczak, Monika Kocot: „Stojak na Parasol“ (Suporte de guarda-sol).Kornelia Kulik: „Kamienne Szachy“ (Xadrez em rocha). Sobre as peças estão indicados os movimentos possíveis).

See also:
   yKamien-Stone11-6
 

 

 

 

(12.02.2015)