www.stone-ideas.com

Os mármores de Versalhes revisitados

„Palais“ Cheminée: Red marble from Saint Pons, L 156 x H 130 x P 35 cm, unique piece.

Quem vê a coleção „Palais“ (Palácio) do designer francês Pierre Gonalons e se pergunta de onde reconhece essas formas e o material utilizado já deve ter visitado Versalhes, nas aforas de Paris. Lá, no Parque Trianon, está a resposta: as paredes da época de Luís XIV usam o mesmo mármore e os mesmos elementos decorativos.

Grand Trianon, Versailles.

Aqueles que se interessam por rochas se perguntam em seguida: por que exatamente agora uma coleção como a „Palais“ faz este tipo de mármore voltar a ser assunto?

Françoise Naudet, incansável consultora dessa indústria, teve a ideia e contatou a empresa Marbres de France. A empresa é proprietária das pedreiras de mármore perto da aldeia de Saint-Pons-de-Thomières, da qual veio a rocha ornamental para o esplendor de cores em Versailles.

Quase inconcebível em termos de escolha da rocha, porque a aldeia de onde elas vêm fica nas montanhas do sul da França, quase no Mediterrâneo!

„Palais“ Low table (2015): Red marble, L 120 x H 45 x P 60 cm, Limited edition.

Os chefes da empresa, Naguib Chbeir e Charles Jounot, responsáveis por vendas e desenvolvimento, se deixaram convencer de que exclusivos produtos de design eram o caminho certo para interessar os arquitetos e designers de hoje no material daquela época.

O designer Pierre Gonalons acabou escolhido como o mais indicado para tocar o projeto. Ele queria combinar o design elegante atemporal de Versalhes com a igualmente longeva rocha ornamental.

„Palais“ Console: Red marble, L 120 x H 80 x P 30 cm,Limited edition.

Através dele, foi atraída para o projeto a galeria parisiense Armel Soyer, que tem seu nicho no mercado de mobiliário de luxo. Existem basicamente edições limitadas entre 8 e 10 unidades de cada peça mostrada lá.

Até 30 de abril de 2015 a coleção „Palais“ poderá ser vista na Armel Soyer.

E as peças não merecem um comentário?

Digamos apenas que se trata de uma lareira, um aparador, um pedestal tipo mesa, uma mesa de apoio e uma baixela.

Marbres de France

Pierre Gonalons

Françoise Naudet

Armel Soyer, „Palais“ até 30 de abril 2015

Fotos: Gilles Pernet

A revista francesa Pierre Actual escreveu várias vezes sobre estas pedreiras e seus materiais. Você pode baixar estes textos a 5 Euros cada um (em francês 1, 2).

„Palais“ Pedestal table, marble Fleur de pêcher, L 40 x H 110 x P 40 cm, Limited edition.„Palais“ centerpiece, marble Perle de nacre, L 40 x H 15 x P 40 cm, Limited edition.

„Rouge“. Red marble. Foto: Marbres de France„Fleur de pêcher“. Foto: Marbres de France„Kuros Doré“. Foto: Marbres de France

(08.03.2015)