www.stone-ideas.com

Esculturas monumentais em rocha que participam da vida pública

Jon Barlow Hudson: „Cloud Hands“.

Seus trabalhos podem ser encontrados em 23 países e eles são feitos de muitos materiais: além de rocha ornamental, que é seu material favorito, também aço, madeira, vidro ou luz e água, para citar apenas alguns.

Talvez a razão disso esteja em sua infância: Jon Barlow Hudson, seu pai, esteve na Arábia Saudita durante o boom do petróleo, nos anos 1950, como especialista em águas subterrâneas, e nos anos seguintes a família andou por todo o mundo: „Quando adolescente, escalei em torno de lugares como Baalbek, Jerash, Petra, Machu Picchu e Coliseu“, nos diz ele „e todos esses lugares têm presenças tão esmagadoras e poderosas que cresci com o desejo de criar algo similar“.

Jon Barlow Hudson: „Compass“.

Em geral, suas obras são monumentais e projetadas para áreas públicas: „Eu quero que minhas esculturas, como as pedras antigas e as obras do passado, façam parte da esfera pública.“

Portanto seu trabalho também consiste em estar com antecedência no lugar onde sua obra vai ser posicionada, para absorver e ver de perto a história local.

Jon Barlow Hudson: „Uncarved Block: Sphere Within“.

O fato de ter seguido a carreira de artista foi também influência familiar, sua mãe era professora, escrevia poesias e trabalhava com teares. Claro que as andanças da família também tiveram contribuição: em um texto ele conta que, assim como seus irmãos, dificilmente encontrava brinquedos nos objetos de casa e assim eles eram encorajados a criarem eles mesmos seus joguetes.

Após a escola, Jon completou seus estudos universitários em arte e, depois de alguns anos viajando, optou pela escultura.

Jon Barlow Hudson: „Cloud & Rain“.

Em algumas obras, lhe atrai particularmente intervir na dureza da pedra com mãos humanas e trabalhar o material „como em um poema ou uma dança“, nos escreve ele.

Em outros, ele interfere o mínimo possível no material: „Eu quero mostrar a imponência da natureza através dos grandes blocos de pedra.“

Sua esposa mantém um site sobre cowboys e chapeleiros. Mencionamos o assunto porque isso também sai fora do comum.

Jon Barlow Hudson

Cowboys and Hatters

Fotos: Jon Barlow Hudson

Jon Barlow Hudson: „Sublime Portal: Whispering Stones“.Jon Barlow Hudson: „Continuum Uncarved Block: Fuzhou“.Jon Barlow Hudson: „Synchronicity XI: Tsinghua“.Jon Barlow Hudson: „Continuum IVb“. Dubai.Jon Barlow Hudson.

(20.03.2015)