www.stone-ideas.com

Ideias para a reciclagem de pedras naturais na fronteira trinacional das Cataratas do Iguaçu

Produtos „verdes” do Sol Pedras Group.

„No geral, encontramos uma surpresa positiva quando dizemos que os materiais utilizados em nossos mosaicos vieram de reciclagem“, nos responde Mariangela Lückmann à questão de como os clientes reagem aos produtos de sua empresa. A empresa Marmoraria Sol Pedras Group, que ela opera junto com o marido Celso no sul do Brasil, foi agraciada em novembro de 2014 por seu conceito de reciclagem de resíduos da indústria de rochas com um prêmio internacional.

O local da cerimônia foi a Feira da Inovação em Kunshan, China, nas cercanias Xangai. A apresentação anual ali realizada, que na última oportunidade reuniu em competição cerca de 3.500 inovações de 32 países, é organizada pela Federação Internacional de Associações de Inventores (IFIA).

O Sol Pedras Group ganhou o prêmio na categoria de proteção ao ambiente e sustentabilidade.

Produtos „verdes” do Sol Pedras Group.

„Programa Resíduo Zero“ é como se chama este conceito da empresa sediada em Foz do Iguaçu, região das famosas cataratas na fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai. Para isso, a empresa recolhe resíduos de rochas com parceiros de cooperação em todos os lados destas fronteiras. Eles resultam basicamente de marmorarias que beneficiam blocos brutos e placas, assim como também de pedreiras.

Para a reutilização dos resíduos, foi organizada e desenvolvida por tipo e tamanho uma ampla variedade de produtos reconvertidos: em relação ao valor, o mais alto são os mosaicos, ou mais exatamente revestimentos decorativos, compostos com grande emprego de trabalho manual a partir da combinação de peças retangulares ou longas tiras. Na parte inferior estão cascalho ou agregados para argamassa.

Entre os dois extremos, estão pedras para construção de jardins, como seixos ou material a granel para coberturas em torno de troncos de árvores.

Produtos „verdes” do Sol Pedras Group.

Em 2000, os fundadores da empresa começaram a desenvolver conceitos para a reciclagem de rochas ornamentais.

Muitas idéias de produtos e também para a produção de baixo custo foram experimentadas antes, escreve Mariangela Lückmann. „Cada ideia é acompanhada de engenharia técnica e hoje temos mais de 100 métodos especificamente adequados“.

Desde então, um grupo de empresas foi formado em torno daquele princípio. No entanto, o „Group“ dá nome a uma empresa de médio porte e não a um conglomerado industrial.

Nesta iniciativa os chefes da empresa de reciclagem também englobaram uma ação social: no atelier de mosaicos, como diz Mariangela Lückmann a „menina dos olhos” da firma, trabalham preferencialmente pessoas que de outra forma teriam pouca chance no mercado de trabalho.

Produtos „verdes” do Sol Pedras Group.

O grupo-alvo comprador é descrito por Mariangela: „São pessoas sinceramente sintonizadas com a questão ambiental e humana, desde construtoras, escritórios de engenharia e também consumidores finais”.

Atualmente, a empresa tenta começar a exportar para a Europa via Portugal.

Antes do prêmio China, o conceito já havia vencido duas vezes prêmios semelhantes no Brasil.

Sol Pedras Group

International Federation of Inventors’ Associations (IFIA)

Fotos: Sol Pedras Group

(23.03.2015)