www.stone-ideas.com

Mosaicos 3D em pavimentos de granito na Ilha de Man

Ilha de Man: O redesenho do pavimento na capital Douglas recebeu um dos prêmios da Federação Britânica de Rochas Naturais.

Se na capital da Ilha de Man o visitante de repente tiver a impressão de que o piso está vindo na direção dele, isso não significa que a culpa seja da boa cerveja servida em Douglas. A padronagem 3D ali resulta de uma revitalização urbana excepcional e o trabalho em rocha envolvido nisto foi recentemente agraciado com um prêmio da Natural Stone Federation britânica.

A razão do projeto foi que a cidade, com cerca de 28.000 habitantes, estava bastante degradada. Políticos, empresários e cidadãos se reuniram e logo concordaram: eles queriam revitalizar as ruas comerciais novos para atrair negócios de volta e, ao mesmo tempo, oferecer aos moradores um lugar com o qual eles pudessem se identificar. Também turistas deveriam encontrar ali um lugar atraente para visitar.

Nas ilustrações, muitas características da ilha são abordadas.

Afinal, na Ellan Vannin, como se chama a Ilha de Man na língua gaélica local, há uma forte identidade cultural. A ilha fica, aliás, a meio caminho entre o norte da Inglaterra e a Irlanda.

O projeto foi confiado a Andy Thomson, do escritório de paisagismo BCA Landscape. Para que sua proposta de utilizar granito para a pavimentação pudesse resistir à preocupação em manter os custos baixos, ele argumentou o seguinte: todos os envolvidos „tinham a opinião de que era importante criar algo de alta qualidade, que também durasse por algumas gerações – sendo assim, as rochas naturais eram a única possibilidade!“

Foi utilizado um granito de cores especiais, originário da China, fornecido pela empresa Hardscape. O beneficiamento foi realizado pela mesma empresa.

A seleção dos tipos de granito teve uma referência cultural local, a padronagem xadrez escocesa (tartan) em suas cores habituais.

A seleção dos tipos de granito teve uma referência cultural local, a padronagem xadrez escocesa (tartan) em suas cores habituais. Com muito esforço foram procurados os tipos de rocha que se harmonizassem com a proposta e testados em pistas de provas. As rochas tem acabamento flamejado, para torná-las antiderrapantes e vitalizar suas cores.

Várias outras superfícies foram empregadas no mosaico 3D.Verdadeiras obras de arte, estes mosaicos colocaram em teste a habilidade extraordinária dos profissionais envolvidos no beneficiamento e execução das rochas.

Várias outras superfícies foram empregadas no mosaico 3D. Verdadeiras obras de arte, estes mosaicos colocaram em teste a habilidade extraordinária dos profissionais envolvidos no beneficiamento e execução das rochas. Nas ilustrações, muitas características da ilha são abordadas, como os gatos Manx, em alguns casos insinuados apenas com um toco de cauda. O por quê disso remonta à lenda: quando começou a chover o dilúvio, Noé muito rapidamente bateu a porta da arca. Outra é uma peculiaridade do mar em torno da ilha, o tubarão-elefante (Cetorhinus maximus).

Os bancos são um tanto incomuns: alguns foram colocados ao redor de árvores recém plantadas, alguns oferecem encostos e atraem as crianças a inventarem seus próprios usos.

Para modernizar as ruas, foi incluída também uma nova iluminação e os assentos públicos foram redesenhados. Os bancos são um tanto incomuns: alguns foram colocados ao redor de árvores recém plantadas, alguns oferecem encostos e atraem as crianças a inventarem seus próprios usos.

Outro banco lembra Archibald Knox, que viveu entre 1864 e 1933.

Outro banco lembra Archibald Knox, que viveu entre 1864 e 1933. Ele foi um importante artista local, fortemente influenciado pela paisagem e tradições do lugar.

BCA Landscape

Hardscape

Fotos: J Farnan, BCAL

Ilha de Man: O redesenho do pavimento na capital Douglas recebeu um dos prêmios da Federação Britânica de Rochas Naturais.

See also:

 

 

 

 

(30.03.2015)