www.stone-ideas.com

Projeto Safequ da União Europeia: menos acidentes e mais proteção à saúde em pedreiras

O homenzinho com olhos de sapo não é um super-herói, mas queridinho ele é. Afinal ele se comporta no trabalho como nós bem conhecemos de experiência própria: frequentemente com a cabeça em um lugar completamente diferente, desejando resolver qualquer coisa rápido e de passagem, tomando com prazer o caminho mais fácil… e então acontecem os acidentes. Em uma pedreira isso pode ter consequências graves.

„Safequ“ é uma espécie de acrônimo de Trabalhando com Segurança em Pedreiras e dá nome a uma série de 10 filmes de animação de 90 segundos, nos quais típicas situações de perigo ou potencialmente geradoras de problemas de saúde são encenadas. Nelas o homenzinho com olhos de sapo, que aparece junto com colegas e uma colega, tem tanto o papel de criador do problema quanto também o de vítima.

As animações foram criadas a partir de um projeto de pesquisa financiado pela União Europeia no âmbito do Programa de Aprendizado Permanente. A coordenação do projeto foi da Federação de Rochas da Finlândia. Estiveram envolvidos o Centro Technológico CTM, da Espanha, a Universidade de Ciências Aplicadas de Saimaa, da Finlândia, e as escolas Klesarska Skola, da Croácia, e Escola Profissionalizante Friedrich-Weinbrenner, da Alemanha.

Um dos resultados do projeto foram os curta-metragens de animação. Para que sejam compreendidos em toda a Europa, os filmas não exibem falas, nem esclarecimentos por escrito.

Captura de tela de Safequ.

Muito simplesmente, a história é contada a partir da representação dos personagens e das situações. Mas é bastante fácil imaginar que essa divulgação bastante marcante funcionará bem e será lembrada nas pedreiras, auxiliando a prevenir acidentes. Em qualquer caso, um spot de 90 segundos será melhor que um texto extenso.

O projeto foi desenvolvido de outubro de 2012 a fevereiro de 2015. A preparação do material incluiu identificar situações de risco típicas na extração de rochas ornamentais e criar um inventário das regulamentações nacionais aplicáveis a cada caso.

As animações podem ser vistas na página do Safequ na internet ou através do site Youtube.

Um precursor do Safequ foi o projeto Stone Safety, que tratava do tema em 4 filmes mais longos.

Safequ

Youtube: Safequ

Stone-Safety

(13.04.2015)