www.stone-ideas.com

Da China: Prêt-à-porter no Design de Rochas Ornamentais

Huabao Stone.

„Queremos usar as rochas de maneira diferente“, diz Jeffrey Lin com toda a calma e assim também é o design de sua empresa familiar Jinjiang Huabao Stone, na China.

Huabao Stone.

Essa outra maneira, da qual ele fala, se refere ao que em outros lugares é normalmente entendido como design de rochas, ou seja, com ampla liberdade artística em objetos com muito pouco cuidado com a usabilidade ou funcionalidade. Para ilustrar isso melhor, um exemplo da moda: enquanto empresas europeias fazem alta-costura, empresas como a Huabao Stone fazem prêt-à-porter.

Huabao Stone.

O mercado para esses produtos com os pés na terra, ou em grande escala, é certamente maior do que para as ideias exclusivas. A empresa conta com clientes da construção civil em todo o mundo.

Jeffrey e seu pai Shuyan Lin. Foto: Peter Becker

Uma equipe de pelo menos 13 designers é empregada pela Huabao Stone na capital chinesa das rochas ornamentais, Xiamen. Embora a empresa tenha sido fundada recém em 1986 pelo pai de Jeffrey, Shuyan Lin, ela agora conta com cerca de 500 funcionários e hoje é uma das principais operadoras mundiais do setor. São 5 fábricas apenas para produzir bancadas de banheiro, 2 unidades para produção de pias.

O grupo também inclui pedreiras e oficinas de processamento de matérias-primas.

Huabao Stone.

Em entrevista, Jeffrey Lin ressaltou que a empresa está empenhada em utilizar com economia e cuidado os recursos de rochas ornamentais. „A partir do pó oriundo da serragem de rochas, produzimos Engineered Stone e com ela novamente produtos de design“, diz ele. A empresa possui diversas certificações nesse campo.

Jinjiang Huabao Stone

Fotos: Jinjiang Huabao Stone

Huabao-Stone na feira de Xiamen 2015. Foto: Peter BeckerHuabao-Stone na feira de Xiamen 2015. Foto: Peter Becker

(06.04.2015)