www.stone-ideas.com

Sistema de fachada „Linea“ da Franken-Schotter: muitas linguetas de rocha em vez de grandes placas

Franken-Schotter: Linea.

Até hoje, quem quisesse compor sua fachada de prédio com lingotes (pequenos retângulos de rocha) ao invés de grandes placas precisaria na maior parte dos casos colar elementos pré-montados às paredes. Isso limitava as possibilidades criativas para os arquitetos e também tornava muito difícil um isolamento térmico.

A empresa alemã Franken-Schotter traz agora ao mercado o sistema „Linea“, com o qual se pode criar, a partir de lingotes de rochas, fachadas em variações virtualmente infinitas e contudo a preços acessíveis.

Trata-se do princípio de uma parede-cortina, antes da construção, por trás da qual o isolamento térmico pode ser conduzido como de costume.

Como os desenvolvedores dessa empresa de 360 funcionários distribuídos em 5 sedes conseguiram, apesar de um grande número de lingotes e de sua grande diversidade em largura e comprimento individual, juntar todos esses elementos na alvenaria mantendo uma grande durabilidade?

Franken-Schotter: Linea.

O truque está nas longarinas verticais que podem ser montadas em qualquer estrutura de suporte, feitas em alumínio, aço ou madeira. Nessas longarinas, os suportes-guias são aparafusados e nesses últimos são encaixados os lingotes. O núcleo do sistema de fachada patenteado pela Linea consiste no fato de os furos de passagem dos suportes na estrutura serem feitos com CNC. Isto garante que posteriormente na fachada as rochas sejam encaixadas exatamente no local desejado.

Também com CNC e no suporte são fresadas ranhuras no verso das rochas; são elas que vão sustentar as rochas. Dependendo de quão profunda for a ranhura, a lingueta de rocha é colocada à frente ou atrás. Já se nota aqui: há muito know-how por trás disso tudo.

Com a Linea, um arquiteto pode planejar exatamente como dispor os mosaicos nas superfícies externas do edifício – e isso abre possibilidades totalmente novas.

Franken-Schotter: Linea.

Outro aspecto interessante que a Linea tem para toda a indústria de rochas ornamentais: até aqui a tendência era no sentido de dimensões tão grandes quanto possível em blocos brutos, cortados em grandes placas para revestimentos, e agora será possível utilizar até mesmo resíduos de produção.

Franken-Schotter oferece atualmente o revestimento Linea apenas com seu materiais próprios: calcário, dolomita e travertino Dietfurter, em diferentes tons de cores. „Também estamos abertos para, por exemplo, concessões de licenças“, diz Ralph Ruf, da Linea.

Os diferentes tipos de superfícies e os detalhes da fixação são mostrados no site da Linea.
Linea

Franken-Schotter

Fotos: Franken-Schotter

Franken-Schotter: Linea.

(19.04.2015)