www.stone-ideas.com

Design: Foco no Mercado High-End

(Janeiro 2010) Longamente ele se fez esperar para a conversa e, quando finalmente chegou a hora, notamos que de fato ele nos questiona, e não o contrário. Assim ele menciona o objetivo de sua empresa – „20% de crescimento anual nos próximos cinco anos“ – e diz isso muito casualmente, quando qualquer chefe que confiasse o suficiente em si mesmo para fazer tal prognóstico trombetearia isso.

Erdogan Akbulak no entanto menciona isso casualmente e observa então exatamente como seu interlocutor reage. Akbulak é o chairman da empresa turca Silkar. Nossa conversa gira em torno de dois temas: por um lado sobre a empresa Silkar mesmo e depois sobre a marca Akdo.

Ao final compreenderemos que ambos são parte de um conceito geral e que tratam do mercado high-end internacional em todas as suas facetas: Silkar trabalha com grandes projetos, como agora o novo centro de congressos em Trípoli, capital da Líbia, Akdo destina-se ao mercado Lifestyle, concentrando-se portanto em produtos para arquitetura de interiores.

Naturalmente que a Silkar tem uma missão. „Queremos ser um dos mais renomados e preferidos prestadores de serviço para projetos extraordinários”, afirma Akbulak. Para isso a empresa escreveu “um serviço completo” em sua bandeira; e desde o suprimento de pedra natural até o planejamento, para o qual cinco arquitetos são engajados, até o beneficiamento final da pedra, é possível resolver tudo com autonomia internamente. Apenas para a instalação é que se confia em empresas escolhidas no local.

A essa estratégia tudo-sob-um-teto naturalmente se soma também, ao lado dos tipos de pedras provenientes de pedreiras próprias, a possibilidade de acesso a outros materiais. Na Akdo, para ele estão em primeiro plano o cliente individual e o design. Para isso existe na empresa um diretor de arte, Metin Ünsal, que desenvolveu por exemplo o mosaico floral de pixels. Em todas as feiras esses mosaicos atraem visitantes para o estande da firma. O estilo de Ünsal é incomum e ao mesmo tempo belo e funcional. Ele diferencia-se positivamente das frequentemente narcisistas e excessivamente elegantes realizações de outros designers que trabalham para o setor de pedras.

Diferente da Silkar, a Akdo não fornece para o consumidor final, mas apenas para representantes. O desenvolvimento de uma rede de pontos de venda nos EUA e na Europa iniciou em 2009. Também aqui os objetivos de crescimento foram colocados nas alturas: „Nos próximos cinco anos queremos ter um total de 5.000 pontos de venda nos EUA e na Europa” (Akbulak). À época da Feira de Verona, quando essa conversa teve lugar, eram 1.000 pontos na América e 400 no velho continente.

Onde Akbulak enxerga mais mercados para seus produtos high-end?

Naturalmente ele tem a Ásia em mente. „A China sobretudo, e de lá para o Japão”, afirma. Para colocar um pé adentro nessa porta, a empresa tem desde 2009, ao lado de instalações de produção na Turquia, também algumas na China. „Essas produzem para as pessoas de posses por lá”.

Naturalmente essas unidades também fornecem, de acordo com o orçamento, para o ocidente. „Na China estão disponíveis todos os tipos de pedras, porque os chineses compram blocos em todas as partes”, analisa Akbulak. Ao produzir lá, ele pretende com isso evitar de fato as cópias baratas.

Mais uma palavra sobre a Akdo, afinal sobre um segmento de mercado ainda não conversamos. „A marca pode também realizar desejos individuais dos clientes”, diz Akbulak.

Silkar

Akdo

Metin Ünsal