A indústria de rochas ornamentais turca „atravessa dias difíceis“

Com inúmeras iniciativas, a associação turca de rochas ornamentais busca incentivar a manufatura de mais produtos de design de alta qualidade. Aqui uma foto da instalação „Marble Across Time“ (O mármore através do tempo) de 2014. Foto: IMIB

Sobre um „problemático ano de 2014 para a indústria de rochas“ fala a revista turca de rochas „Natura“: „O setor de mármore experimenta dias difíceis, e provavelmente irá recorrer a demissões e fechamento temporário de pedreiras.“

O arrefecimento da economia chinesa tem se refletido fortemente na indústria de rochas da Turquia: -12,9% foram registrados nas exportações turcas de blocos brutos em valor (-13,48% em volume), na comparação de 2014 com 2013.

Isso é mostrado pelas estatísticas da Istanbul Minerals and Metals Exposters’ Associations (IMMIB), da qual a associação de rochas ornamentais com a sigla IMIB é uma subdivisão.

Menos dramática foi a queda no total de exportações. E isso porque foram alcançados +5,03% com produtos acabados em mármore. Aqui compensou o fato de que a Turquia tem clientes para seus produtos acabados em diversos países. Em contraste, há praticamente apenas a China como grande cliente de matérias-primas.

Por isso é interessante olhar individualmente para seus países clientes.

IMIB/Turkish Stones

Natura

(26.04.2015)