www.stone-ideas.com

„Recycled Stones“ ensina como resíduos do processamento de rocha podem ser revalorizados

A Empresa italiana „Recycled Stones“ faz a partir desse material, aliado a design e marketing, produtos bastante personalizados

Tiziana Scaciga, fundadora da empresa italiana Recycled Stones, conta sobre os graciosos pinguins de Adélia da Antártida, espécie na qual os machos dão à fêmea, como presente de casamento, uma pedrinha. „Ela serve para construir o ninho e, portanto, tem grande valor para os animais“, explica ela. Do ponto de vista de sua empresa, que lida com a utilização de resíduos de processamento de rochas, a questão é: como conferir novo valor aos dejetos?

A questão é: como conferir novo valor aos dejetos?  Foto: Moro Il Cuore della Pietra

O design desempenha um papel central na revaloração dos materiais originais. O estúdio Ghigos Ideas é, portanto, parceiro nesse projeto de novos produtos.

Isso se inicia com uma não-composição, tal como no caso da bandejinha de café da manhã lá em cima: ali as formas das pequenas placas de rocha foram deixadas da maneira como se encontravam, apenas suas superfícies foram polidas.

Importante em todas estas peças é o jogo com as formas do material original: a desenvoltura, em design, permite maneiras inesperadas de como se aproveitar um refugo.Importante em todas estas peças é o jogo com as formas do material original: a desenvoltura, em design, permite maneiras inesperadas de como se aproveitar um refugo.Importante em todas estas peças é o jogo com as formas do material original: a desenvoltura, em design, permite maneiras inesperadas de como se aproveitar um refugo.

Importante em todas estas peças é o jogo com as formas do material original: a desenvoltura, em design, permite maneiras inesperadas de como se aproveitar um refugo.

Resultados surpreendentes revelam-se também quando os designers procuram dar novos significados às marcas deixadas por ferramentas.Resultados surpreendentes revelam-se também quando os designers procuram dar novos significados às marcas deixadas por ferramentas.

Resultados surpreendentes revelam-se também quando os designers procuram dar novos significados às marcas deixadas por ferramentas.

E mais: que acontece se um vaso desses cai da mesa e quebra um outro canto?

Deixe estar! Se já não se trata mais de estar impecável e imaculado, qualquer novo dano pode adicionar uma nova personalidade. Como por exemplo, uma lembrança do dia em que o tal vaso caiu da mesa.

Objetos do cotidiano armazenam assim, tal como fotos de férias, memórias de vida. Elas recebem uma qualidade totalmente nova, que de outra forma só as jóias têm: serem testemunhas da vida, com todos os seus eventos, sejam eles bons ou maus.

Filosofando pomposamente: essas peças convidam a jogar diariamente com a vida.Filosofando pomposamente: essas peças convidam a jogar diariamente com a vida.

Aqui também reside o valor especial daqueles objetos que se prestam ao rearranjo individual. Filosofando pomposamente: essas peças convidam a jogar diariamente com a vida.

Outras marcas de produtos reciclados da Recycled Stones são referências regionais e sustentabilidade social: são utilizados apenas materiais nativos, provenientes da vizinhança da sede da empresa, seiada em Val d’Ossola, feitos à mão, e, se possível, são empregadas pessoas desfavorecidas, por exemplo, deficientes físicos para a embalagem dos produtos.

Isso soa como algo saído de um livro-texto do movimento ambientalista. E, de fato, Tiziana Scaciga trabalhou alguns anos com comunicação para empresas sem fins lucrativos.

Sua família administra em Val d’Ossola, na região de Piemonte, a empresa de rochas Moro, que se ocupa de ambientação de interiores com rochas ornamentais e escolheu como marca registrada o termo „Il Cuore della Pietra“ (O Coração da Rocha).

Evidentemente há, na Recycled Stones, ao lado da base ideológica, também um conceito tangível para a comercialização: as peças só são produzidas em edição limitada e são comercializadas com um certificado.

O presente de noivado dos pinguins de Adelia, citado anteriormente, aparece novamente em „Love Stones“: na apresentação no Fuorisalone em Milão, cada espectador pôde levar uma pedrinha, para presentear alguém. Esse presente é uma prova de „escolha autêntica e profunda“, informava o material de imprensa da iniciativa.

Nas próximas edições, apresentaremos os resultados de uma cooperação da Recycled Stones com o artista Matthew Broussard, que também foi apresentada em Milão.

Recycled Stones

Ghigos Ideas

Moro Il Cuore della Pietra

Fotos: Simone Marcolin

(23.06.2015)