www.stone-ideas.com

Sunny Wieler: As colinas verdes da Irlanda como inspiração para a concepção de jardins privados

Sunny Wieler: Weedle bench.

Quem olha desde um ponto elevado as colinas verdes da Irlanda pensa inevitavelmente que um grande artista colocou um tapete de grama com grossas dobras sobre uma superfície ondulante. Ocasionalmente aparece também um pouco de terra, tal como nos caminhos camponeses, falésias ou paredes de pedra.

Sunny Wieler tem uma queda por esta paisagem. Ele próprio é irlandês, de West Cork, no sul da Irlanda e agora tem perto da cidade costeira de Donabate, County Dublin, um estúdio de design de jardins.

Na verdade, ele apenas imita em seus projetos o cenário circundante, aumentando ou alienando-o com elementos artísticos, e para isso ele usa as rochas da região.

Sua abordagem mostra-se muito bem em um projeto para uma escola pública em Donabate, Irlanda: Domhnach Bat. Lá ele foi convidado a erigir um conjunto de „Outdoor Classroom“, ou sala de aula ao ar livre.

Sunny Wieler: „Outdoor classroom“, Donabate.

Anteriormente a área era um prado desolado. Sunny projetou um círculo, cujo topo acomoda o movimento das colinas da ilha. Vários aspectos mitológicos foram implementados em pedra, como o assento do professor ou uma árvore. Alunos e pais puderam participar, mediante a apresentação do catálogo de valores da escola sob a forma de mosaicos, entre outros. Foram utilizadas um total de 100 t de pedra da região.

Sunny Wieler: „The Gathering of Stones“.

Não é de admirar que Sunny há algum tempo é membro da Dry Stone Wall of Ireland (associação irlandesa de muros de pedra seca) e agora tornou-se seu presidente. Essa lançou há pouco um projeto espetacular: „The Gathering of Stones“ (A Assembleia de Pedras) é seu título e trata-se novamente de um anel, desta vez com pedras empilhadas das quatro províncias da Irlanda.

Também esteve envolvida a Stone Foundation dos EUA, e ela trouxe material da ilha de Ellis consigo. No tempo da emigração, muitos irlandeses começaram suas trajetórias pela América passado em torno dessa ilha nos arredores de Nova York.

Sunny Wieler: Mosaic.Sunny Wieler: Bloom gardenshow waterfeature.Sunny Wieler: Growth monolith sculpture.

A subsistência Sunny garante com sua empresa Stoneart. Ali ele usa a experiência de seu diploma em paisagismo e de seu ano em uma empresa na Nova Zelândia. Atualmente ele projeta jardins apenas raramente: „Eu tento combinar o trabalho em pedra e arte em instalações únicas“. Com isso ele quer dizer trabalhos como a sala de aula ao ar livre ou os anéis de pedras irlandesas.

Há mais um elemento tipicamente irlandês que ele capta em sua obra: a afabilidade do povo. Por isso, é sempre importante para ele que o cliente, se quiser, possa juntar-se ao processo. Isto naturalmente requer sentar-se longamente e trocar um monte de impressões.

Sunny Wieler (1, 2)

Outdoor Classroom Project

The Gathering of Stones

Dry Stone Wall Association of Ireland (DSWAI)

The Gathering of Stones

Fotos: Sunny Wieler

Sunny Wieler: Quarzite arch.Sunny Wieler.

(12.07.2015)