www.stone-ideas.com

Marmomacc 2015: mais uma edição dos Prêmios Internacionais de Arquitetura em Rocha

Será entregue na próxima Marmomacc (30 de Setembro a 3 de outubro de 2015) a 14ª edição dos Prêmios Internacionais de Arquitetura em Rocha. A cada dois anos um júri premia ideias excepcionais para construções com rochas ornamentais. O curador da seleção é Vicenzo Pavan, do Departamento de Arquitetura da Universidade de Ferrara.

Os trabalhos selecionados serão exibidos na Marmomacc na Castelvecchio Gallery entre os pavilhões 2 e 3.

Vamos reproduzir resumidamente o comunicado de imprensa oficial:
 

Emre Arolat Architects: Mesquita Sancaklar, Istambul, 2012: O conceito dos arquitetos é determinado pela paisagem, assim o edifício é mais ou menos uma extensão da área circundante. Uma sequência de paredes de pedra bruta e escadas de pedra levam até áreas subterrâneas, onde está localizada a sala de oração, concebida como caverna. Uma distribuição cuidadosa da luz contribui para a atmosfera incomum das instalações subterrâneas.
 

David Chipperfield Architects: Museu Jumex, Cidade do México, 2013: O Museu Jumex, com suas saliências e distintivo telhado de galpão confronta a cidade com uma estereometria de grande poder. As grandes placas de travertino Xalapa enfatizam o contraste entre a abertura da planta baixa no piso térreo, o mezanino panorâmico do 1º andar e a compactação dos andares acima.
 

Max Dudler + Atelier WW, arranha-céus na Hagenholzstrasse em Zurique, Suíça, 2013: É como se a forma arquetípica da pedra, do bloco e do corpo geométrico pudessem determinar a arquitetura em uma composição linear e direta.
 

Henegan Peng Architects, Centro para Visitantes da Giant’s Causeway, Antrim, Irlanda do Norte, em 2014: O edifício perto de uma das partes mais bonitas da costa da Irlanda do Norte, com colunas de basalto famosas, é integrado de forma excelente na paisagem.
 

Perraudin Architectes, habitação social em construção maciça de pedra, Cornebarrieu, França, 2011: O projeto Perraudin é particularmente interessante porque o arquiteto utiliza a pedra como material de construção e não só para revestimento. Que também seja utilizada rocha ornamental para habitação social enobrece o material, uma vez que habitações sociais são geralmente associadas a materiais de construção mais modestos.
 

„Ad Memoriam“ Award: Adalberto Libera (1903-1963), unidade residencial horizontal no bairro Tuscolano, Roma, 1950-1954: Adalberto Libera foi um dos mais originais entre os arquitetos italianos do século 20. Seu projeto para o bairro Tuscolano em Roma é um documento histórico de como se construiu na Itália após a Segunda Guerra e de como frequentemente se utilizou materiais locais, tais como rochas ornamentais.

Marmomacc (30 de Setembro a 3 de outubro de 2015)

(15.07.2015)