www.stone-ideas.com

Notas e Agenda

Cer-Stile é como a feira Cersaie em Bologna (28 de setembro a 3 outubro 2015) chama uma mostra que objetiva turbinar reflexões sobre como as paisagens italianas podem ser usadas. Um passeio imaginário leva de altas montanhas às praias e também faz parada em instalações e depósitos ferroviários. O objetivo é repensar seu potencial como área residencial, comercial e produtiva. Além disso: O mármore é uma tendência atual em cerâmica, de acordo com a galeria de vídeos da feira.

Latest news: Photos from Nasa’s „New Horizons“ Mission to Pluto (1, 2).

Latest news: A diplomatic conflict has come up between Turkey and China for religious reasons, Al Jazeera reports. An internet source quotes the president of Turkey’s stone association IMIB: „We should show our protest with common sense and in a democratic manner. The Chinese market is of crucial importance for Turkish stone exporters and has become their largest market“ (1, 2).

Uma cópia da Galleria Vittorio Emanuele de Milão está sendo construída em Doha. O cliente é o empresário Muhammed Al Emadi, que, segundo informa o jornal Corriere della Sera, tem paixão pela Itália e seu modo de vida. Serão instalados 45.000 t de mármore de Carrara.

Fortaleza Stone Fair 2015.A nova feira Fortaleza Brasil Stone Fair, no Ceará, registrou em sua 1ª edição (de 5 a 8 de maio 2015) 2.800 visitantes e 37 expositores, incluindo ao lado de empresas brasileiras outras de Portugal (6), Itália (2), China e Alemanha (1 cada). O objetivo dessa exposição bianual, cuja próxima edição acontecerá de 2 a 5 de maio de 2017 novamente em Fortaleza, é processar localmente as variedades exóticas de rochas da região Norte do Brasil e vender diretamente de lá para o mundo inteiro. A receptividade do público-alvo quanto ao programa de palestras foi inesperadamente boa: cerca de 700 arquitetos, designers e decoradores estiveram presentes, segundo informa Carlos Rubens A. Alencar, da associação Simagran-CE (1, 2). Eis vídeos da solenidade de abertura da feira: 1, 2, 3.

A empresa britânica Albion Stone postergou a abertura de uma nova pedreira de Portland Stone porque na área cotovias possivelmente fizeram seus ninhos. A revista Natural Stone Specialist relata o fato.

Nos EUA as autoridades de proteção do trabalho (Occupational Safety and Health Administration – OSHA) propuseram novas regras para a proteção contra a silicose, o que segundo o Marble Institute of America (MIA) prejudicará desnecessariamente o setor. Com as atuais disposições a proteção está bem segura, diz o MIA, e os novos limites seriam demasiado pesados para a indústria, diferente do que foi calculado pelas autoridades. O MIA chamou seus membros em seu boletim para protestar contra os políticos envolvidos (1, 2).

Vídeo do Mês: Novo uso para pedreiras abandonadas. No sul da Alemanha, ciclistas de montanhismo estão atualmente construindo uma pista de provas. Ela terá 800 m de comprimento e atravessará em queda vertical uma altura de 70 m. Sobre isso mais 2 vídeos de mountain bike em rochas (1, 2, 3, 4).

(17.07.2015)