www.stone-ideas.com

O titã Atlas diz alô: em Macael é erigido um almofariz gigantesco em mármore local

Almofariz de mármore na cidade espanhola de Macael.

Os antigos mitos falam do titã Atlas segurando desde a borda do Mediterrâneo, em Gibraltar, o globo terrestre sobre os ombros, mantendo assim o mundo como o conhecemos.

Mas ninguém jamais descobriu onde o gigante ia, por exemplo, quando acabava o expediente ou quando chegavam as férias.

Almofariz de mármore na cidade espanhola de Macael. Foto: Macael Turismo

Agora apareceram pistas disso na Península Ibérica: trata-se de um enorme almofariz de cozinha, feito de mármore na província espanhola de Almería, mais precisamente no cruzamento das avenidas Andalucía e de Ronda, na cidade de Macael.

A peça tem dimensões que correspondem a Atlas: quase 5 metros de altura, peso de 50 toneladas e na base da bacia um diâmetro de 3,3 m, com 5,4 m na parte superior.

A imprensa local deu ao surgimento do gigantesco aparato de cozinha uma explicação mundana: citaram o plano para o desenvolvimento turístico da cidade, cuja edição atual (2014-2016) indica que a administração corrente deseja com isso entrar no Guinness Book of Records. Nesse lance de marketing devem ser incluídas, de acordo com a imprensa, também a indústria de mármore local.

Almofariz de mármore na cidade espanhola de Macael.

A peça foi realizada em mármore branco Blanco Macael e no amarelado Amarillo Macael. A pedra, com cerca de 100 m³, foi oferecida pelas empresas Cosentino e Cut Pimar. A empresa Arriaga Stone trabalhou no processamento da peça por quatro meses. A Grúas Valeriano ofereceu o transporte e a instalação dos cinco módulos que compõem a peça. Mesmo o consistório das igrejas contribuiu com dinheiro.

E Atlas? Até essa data não apareceu.

Mas talvez tenha sido ele que, durante a instalação mexeu na grua, de modo que uma das partes caísse do transportador.

Almofariz de mármore na cidade espanhola de Macael.

Ou talvez ele estivesse fora do país, possivelmente no outro lado do Atlântico, na aldeia de La Salina em Porto Rico, que detinha anteriormente o recorde Guinness para almofarizes: uma cópia que tinha apenas um terço do tamanho desse produzido em Macael, e feita de madeira.

Atlas, um espanhol de boa família, permanecerá quieto e educadamente apenas sorrirá, orgulhoso, quando visitar a atração em sua terra natal.

Asociación de Empresarios del Mármol de Andalucía (AEMA)

Arriaga Stone

Fotos: Arriaga Stone

Almofariz de mármore na cidade espanhola de Macael.Almofariz de mármore na cidade espanhola de Macael.Almofariz de mármore na cidade espanhola de Macael.Almofariz de mármore na cidade espanhola de Macael.

(17.07.2015)