www.stone-ideas.com

Coleção Zaha Hadid 2015: formas do mundo alienígena?

Zaha Hadid, Citco: „Lunar Triptych Relief“.

A designer e arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid é sempre boa em surpreender. Se alguns de seus projetos de arquitetura ou design até aqui apresentavam reminiscências de formas naturais, ou se foi especulado que seriam tipicamente qualidades femininas expressas em forma de construção, se poderia dizer que seus mais recentes modelos para a coleção da empresa italiana de rochas ornamentais Citco ela deixou completamente o nosso cosmos e buscou inspiração no espaço sideral. Porque algumas das peças nos lembraram muito do filme „Alien“, de 1979, com seus monstros insidiosos.

„Lunar Triptych Relief“ (Relevo em Tríptico Lunar) é uma destas peças. O ônix Persian Green tem um quê de perigoso com suas muitas voltas, que parecem ter se multiplicado a partir de si mesmas em três partes muito semelhantes entre si, e se poderia imaginar se ela não está prestes a lançar novos clones pelo universo.

Zaha Hadid, Citco: „Lunar Triptych Relief“.

Mas talvez Zaha Hadid na verdade esteja desta vez no caminho de volta ao lar doce lar: a obra de arte, que como todas as outras peças da coleção é produzida em uma edição limitada, também poderia ser um cobertor descuidadamente jogado de lado.

Ou ainda: tratava-se simplesmente de apresentar algo líquido e fluido com um material o mais pesado possível que se pudesse conceber. Tamanho do relevo: 450 centímetros de largura, 87 cm de altura, 19,5 centímetros de espessura.

Como de costume com essa arquiteta, todas as peças são cortadas de um bloco único e mais ou menos volumoso (e não formadas por várias peças).

Zaha Hadid, Citco: „Quad“.

As mesas denominadas „Quad“ trazem-nos de volta aos alienígenas. Se poderia especular no tema uma homenagem ao designer suíço Hans. R. Giger, idealizador dos monstros e ambientes do citado filme Alien, o oitavo passageiro, falecido há cerca de um ano. Em qualquer caso, estas mesas de 5 diferentes tamanhos em 4 tipos de mármore não são facilmente encontráveis em nossa parte da galáxia.

Zaha Hadid, Citco: „Quad“.

A menos que a tenhamos encontrado em folhas de plantas infinitas vezes e em infinitas variações – este contraste entre o bem-conhecido e o novo é a atração especial que essa arquiteta nascida no Iraque confere a seus projetos.

Zaha Hadid, Citco: „Quad“.

É marcante o recorte no tampo da mesa, cujo desenho, sob uma luz convenientemente colocada em cima, forma um padrão impressionante no chão.

Zaha Hadid, Citco: „Tau“.

„Tau“ são diversos vasos.

Citco

Foto: Citco

Zaha Hadid, Citco: „Tau“.Zaha Hadid, Citco: „Tau“.

See also:

 

 

 

 

(22.07.2015)