www.stone-ideas.com

Amen Studio e Casone Group: rochas ornamentais lindas e divertidas

Amen Studio: „Pencil.

As designers Ilaria Corrieri e Federica Ghinoi fazem o chamado branding, quer dizer, criam marcas: elas concebem experiências que ligam o consumidor ao produto e que inconscientemente lembram ele disso na hora de ir às compras.

O núcleo do conceito delas está expresso em sua página na internet com a seguinte frase: „Acreditamos que você não só precisa de uma boa aparência, mas precisa também contar uma boa história por trás dela.“ Sua criação atual foi encomendada pelo Casone Group, uma das maiores empresas da indústria de rochas ornamentais na Itália.

O que o cliente desejava era algo divertido e diferente da gravidade e da pomposidade que o pessoal do setor gosta de conferir a seu material.

O resultado é „Ic(R)onic“, um trocadilho com Ironic (irônico) e Iconic (icônico).

Amen Studio: „Pencil.

Por exemplo, o descanso para panelas „Pencil“ (lápis) nas duas fotos acima.

Ele se explica tão bem sozinho, que nem mesmo temos algo para comentar!

Amen Studio: „Icelolly.

Uma peça de pura decoração é „Icelolly“. As designers informam em seu comunicado de imprensa que esse sorvete não derrete!

Amen Studio: „Pill.Amen Studio: „Pill.Amen Studio: „Pill.

„Pill“ (pílula): é o comprimido que não deve ser ingerido, mas pode servir como tampa de frascos de comprimidos, adequados também para a construção de torres.

Amen Studio: „Lego.

„Lego“ é também uma peça que todo mundo conhece e sabe utilizar, mas aqui ela tem outra utilidade.

Reinterpretação é a palavra de ordem para essas referências ao lugar-comum. Esse conceito pode ser lido em todos os comunicados de imprensa, e com ele todo designer ou arquiteto deseja conferir mais conteúdo a seu trabalho. Isso também é uma forma de „boa história“ para produtos como os exibidos acima.

A maioria de tais interpretações, no entanto, não são nada mais do que palavreado. Claro que as duas designers por seu lado também induzem a isso: no comunicado elas declaram que no caso de Ic(R)onic a rocha entra em relação estreita com plástico ou cerâmica e que os materiais se tornaram praticamente primos, o que produziria um „oxímoro visual-conceitual“.

Uau. Tão pomposamente ninguém havia formulado a simples diversão de ser criativo de modo tão intelectual e ironizado intelectuais e jornalistas de plantão em seu próprio site.

Ah sim, o estúdio se chama de „Amen“. Claro que isso também é uma gozação, mas outra vez foi pensado seriamente no sentido de se criar uma marca. Afinal, a palavra é conhecida em todo o mundo e define aquele momento em que algo chega ao fim, explicam as duas.

Agora só falta que nesse momento o órgão de igreja produza suas notas em fortíssimo e abençoe todos leitores e também esta redação.

Amen Studio

Casone Group

Fotos: Federica Ghinoi

Amen Studio: Federica Ghinoi (esq.) e Ilaria Corrieri.

(25.07.2015)