www.stone-ideas.com

Paredes de rochas ornanamentais: uma antiga em frente à casa e uma moderna no interior

Studio 4e: „Courtyard House of Stone“.

Dois pontos marcantes chamam a atenção dos olhos para esta casa, um em frente à porta de entrada e outro em seu interior. Ambos têm a ver com rochas ormanamentais e paredes.

„Courtyard House of Stone”, ou traduzido, casa de rochas com pátio, é o nome dessa residência familiar na cidade de Trapani, perto das antigas ruínas de Seliunt, na Sicília.

O nome já nos traz ao primeiro ponto marcante. A casa fica sobre uma ligeira inclinação e, por trás dela, a alguma distância, há um muro de contenção. Sua alvenaria tem vários séculos (mas não tantos quanto a antiguidade clássica) e foi cuidadosamente reparada nessa nova reconstrução.

Assim surgiu entre a casa e a parede um pátio, que dá nome à edificação.

Assim surgiu entre a casa e a parede um pátio, que dá nome à edificação.

Quando o sol brilha, a antiga parede de rocha calcária emite uma luz magnificamente amarela. Em contraste, o piso térreo da casa é coberto com tijolos feitos à mão, e sua cor vermelha também não é facilmente esquecida.

O „contraponto“ está no piso superior, com seu gesso branco sem nenhuma estrutura.

O „contraponto“, na formulação dos arquitetos do Studio 4e, Fabio Costanzo e Maria Rosaria Piazza, está no piso superior, com seu gesso branco sem nenhuma estrutura.

Esses contrastes de cor e superfície determinam a primeira impressão que o visitante tem do local.

Em contraste, o piso térreo da casa é coberto com tijolos feitos à mão, e sua cor vermelha também não é facilmente esquecida.

A entrada da casa se dá por uma escadaria estreita, que desce através do muro de contenção e segue ao pátio. No trabalho de restauração, os degraus foram reformulados. Foi usado para isso uma rocha especialmente dura, proveniente da Índia.

Ao redor da casa, o piso foi revestido com uma cerâmica cuja superfície lembra cascas de oliveiras.

Ao redor da casa, o piso foi revestido com uma cerâmica cuja superfície lembra cascas de oliveiras.

O segundo ponto marcante é a parede interior que separa a sala de jantar da sala de estar.

O segundo ponto marcante é a parede interior que separa a sala de jantar da sala de estar. Aqui, no entanto, o design é claramente moderno. E ainda assim suas referências aos muxarabis do mundo árabe são óbvias. Trata-se de discos de madeira com padrões geométricos gravados, que formam as janelas no ambiente cultural islâmico. Eles impedem a vista interna desde fora, mas permitem que de dentro se observe a paisagem externa e que o ar circule ali.

A parede de rocha, cuja marca comercial foi batizada de „Traccia“, é fornecida pela empresa italiana Lithos Design.Studio 4e: „Courtyard House of Stone“.

A parede de rocha, cuja marca comercial foi batizada de „Traccia“, é fornecida pela empresa italiana Lithos Design. Ela foi projetada pelo designer Raffaello Galiotto como parte de uma coleção intitulada „Muri di Pietra“ (muros de rocha). O material é uma rocha calcária.
Studio 4e

Lithos Design

Fotos: Angelo Geloso

See also:

 

 

 

 

(11.08.2015)