www.stone-ideas.com

Turismo do Mármore: visitas a empresas, artistas e museus do setor de rochas

Turismo do Mármore na região do Macael: Visita a uma pedreira.

Na Europa surge um sistema de Rotas de Mármore, onde turistas e nativos podem visitar locais de extração e processamento de mármore em cinco regiões. Turismo industrial é a palavra-chave. Financiadas pela União Europeia, as rotas devem ao mesmo tempo aumentar a consciência sobre a história comum, assim como a importância do setor de rochas ornamentais no passado e no presente.

Turismo do Mármore na região do Macael: Introdução em uma oficina de escultura.

Cinco regiões com mármores famosos e longa tradição foram escolhidas para os itinerários turísticos:
* O Vale do Almanzora na província espanhola de Almeira, com o mármore Macael,
* Ática na Grécia com seu translúcido Pentelico,
* A região do Alentejo em Portugal com o rosado Estremoz,
* Valônia na Bélgica com o mármore Rance vermelho ou preto,
* A província de Lucca, na Itália, com seu mármore branco dos Alpes Apuanos.

Dependendo das condições locais, cada uma destas regiões seleciona destinos para rotas industriais de e desenvolve o programa adequado. As opções variam de pedreiras ativas ou abandonadas ao processamento ou escultura em oficinas e ateliers até museus locais e centros de informação do setor.

A experiência tem mostrado que, em muitos casos, as ofertas já existentes só podem ser conectadas e organizadas enquanto rota.

Turismo do Mármore na região do Macael: Cópia da fonte dos leões da Alhambra na cidade Macael, Plaza de la Constitucion.

Na região espanhola do Macael por exemplo, onde Francisco Orduña Beuzón é o comissionado para a gestão de turismo do projeto, há, entre outros, o passeio pedestre nas antigas rotas de transporte de mármore.

Turismo do Mármore na região do Macael: Centro de Interpretación del Mármol.

O Centro de Interpretación del Mármol age como um ponto central de contato para os visitantes interessados. A mais recente atração é o gigantesco almofariz feito de rocha, sobre o qual relatamos anteriormente (veja link abaixo).

ExtraExpo.

„ExtraExpo – From extraction to Expositon“ (ExtraExpo – da Extração à Exposição) é o slogan do projeto. Ele é financiado pela Comissão Europeia com subsídios de quase 260.000 € e em agosto 2014 começou a funcionar. A conclusão está prevista para o final de janeiro de 2016.

Mesmo agora, os interessados podem explorar as regiões na Internet. Um excelente site oferece uma ampla variedade de boas informações e sugestões.

European Routes of Marble (Rotas Europeias de Mármore)

Fotos: Macael Turismo

See also:

 

 

 

 

(26.08.2015)