Update: Architecture and design
Marmomacc and the City
Stone Conventions, complete program
„Lithic Vertigo“ (Vertigem Lítica) é uma das apresentações programadas para o Pavilhão 1 da exposição Marmomacc deste ano em Verona (de 30 de setembro a 3 de outubro). Para isso arquitetos e designers desenvolveram o tema „ascender“ no mais amplo sentido, ou seja, com escadas, rampas ou superfícies inclinadas, para citar apenas alguns exemplos.
A princípio, espera-se que materiais leves sejam utilizados, mas pelo contrário: em „Lithic Vertigo“ se trata exclusivamente de pesadas rochas ornamentais. Estiveram envolvidas apenas empresas da indústria de rochas italiana (ver abaixo).
O professor de arquitetura Giuseppe Fallacara, da Universidade de Bari, no sul da Itália, está experimentando com „Lithic Dragonfly“ (Libélula Lítica) o equilíbrio estável (foto superior): em um pedestal, assentam-se dois insetos estilizados de frente um para o outro; asas e do corpo são feitos de finas placas de rocha, com um peso total de 170 kg cada. A particularidade é que elas se assentam sobre a base em um único ponto.
Uma malha de fios de aço entre as asas e do corpo do inseto reforça a impressão de uma estrutura de filigrana.
Muito diferente disso é a obra „New Karnak“, do arquiteto Cino Zucchi. Inequivocamente, ele se vale da antiga forma das pirâmides egípcias. No interior do arranjo, uma escadaria leva até a parte de cima. As lajes de pedra são sustentadas a partir de uma estrutura de aço.
A designer Patricia Urquiola submeteu escadas e degraus a uma contemplação criativa.
Os projetos:
Giuseppe Fallacara, MGI – Marmi e Graniti d’Italia
Cino Zucchi, Grassi Pietre
Max Dudler, Henraux
Patricia Urquiola, Budri
Kengo Kuma, Franchi Group
Lucca Scacchetti, Consorzio Tutela Pietra della Lessinia
Tobia Scarpa, Laboratorio Morseletto
Marmomacc, de 30 de setembro a 3 de outubro 2015
(08.09.2015)