Corpos celestes que gravitam entre si são o leitmotiv da „Lunar Collection“ (Coleção Lunar) que a designer de jóias britânica Lara Bohinc desenvolveu em colaboração com a empresa britânica Lapicida. Trata-se de 3 mesas, „Sun and Moon“ (Sol e Lua), „Full Moon“ (Lua cheia) e „Half Moon“ (Crescente).
A designer foi inspirada pelas antigas técnicas de pietra dura e opus sectile. Nesse produto, finas plaquinhas de rochas ornamentais coloridas são inseridas em um suporte, de modo que disso resulta quase uma pintura de pedra.
Na „Lunar Collection“ a composição é decididamente abstrata. Mas, no entanto, as pedras são vivamente coloridas e em variedades exclusivas. A estrutura das mesas são feitas de aço, que é opcionalmente revestido com bronze ou ouro 18 quilates.
Destaca-se especialmente a mesa „Full Moon“, que lembra algo de Saturno com seu anel e também tematiza a vastidão do cosmos.
Já em 2014 Lara Bohinc e a Lapicida trabalharam juntas em temas relacionados ao céu. O resultado foi a mesa (veja abaixo) „Solaris“, com várias placas giratórias. Fechada ela tinha 100 cm de diâmetro e aberta um máximo de 175 cm. Em uma edição limitada de 10 peças, o preço começa em £ 24.000.
É possível que a forma lembre alguns leitores do romance de ficção científica „Solaris“, de Stanislaw Lem: em um planeta distante há um oceano vivo, que absorve as memórias do astronauta e, assim, ganha poderes sobre ele.
Fotos: Lapicida
(10.09.2015)