www.stone-ideas.com

„Marmo Fluido“ (mármore líquido): uma rocha artificial de baixa tecnologia feita com pó de mármore

„Receitas com resina natural“: Pepe Heykoop.

„Marmo Fluido“ (mármore líquido) é o nome de uma nova rocha artificial, criada por pesquisadores. Mais uma vez a novidade vem da Itália, mas desta vez o produto difere em aspectos cruciais de desenvolvimentos anteriores, como o terrazzo (marmorita), Agglo ou as engineered stones: O „Marmo Fluido“ é preparado com baixa tecnologia e utiliza como aglutinante resina de árvores silvestres.

Mais do que isso: ele é termoplástico, o que significa que pode ser liquefeito sob alto calor e, em seguida, assumir uma nova forma.

Assim ele repete em pequena escala o ciclo das rochas magmáticas, que a natureza opera sobre a Terra há bilhões de anos. Em ambos os casos, o mármore em pó é o ponto de partida do material. O processo também pode ser repetido com o pó de outros tipos de rocha.

„Receitas com resina natural“: Sander Wassink.

Os desenvolvedores são o designer Carmine Deganello e o modelador Antonio Luchinelli, ambos da região de Carrara.

„Marmo Fluido“ é quase uma criação feita na cozinha, embora ambos tenham trabalhado nela por 5 anos: o pó de mármore, produzido por exemplo pela serragem de blocos, é misturado com a seiva de árvores e cozido a temperaturas normais em uma panela normal. O segredo está na variedade correta da resina (de espécies nativas) e a proporção adequada para a mistura.

„Receitas com resina natural“: Carmine Deganello.

O líquido, sob calor, deixa-se conformar segundo a forma de seu recipiente, amassar ou aplicar em uma impressora 3D. Após o arrefecimento, a superfície pode ser polida. Também é possível temperar a massa quente com água gelada. Através da adição de pigmentos também se pode alterar a tonalidade amarelada original.

No projeto „Receitas com resina natural“, ambos convidaram outros designers a „brincar com o material“, conforme conta um vídeo. Mostramos aqui os resultados: na foto no topo está o interior de uma bolsa de couro coberta com o „Marmo Fluido“, tornando-se assim um vaso (Designer: Pepe Heykoop).

„Receitas com resina natural“: Massimiliano Adami.

No estado frio, o „Marmo Fluido“ é duro como rocha. Ele também tem quase o mesmo peso de rochas, pois cerca de 80% de sua composição é pó de rocha.

E o preço? A resina natural está disponível a um terço do preço da resina artificial e o pó de rochas custa praticamente nada. „Contudo, é preciso considerar nessa formação de custos que o nosso material pode ser 100% reutilizado“, acrescenta Deganello. Além disso, o custo para o molde pode ser eliminado.

Marmo Fluido

Carmine Deganello

Antonio Luchinelli, Pietrasanta Industries (italiano)

Fotos: Designer

„Receitas com resina natural“: Roel Huisman.„Receitas com resina natural“: Jeroen Wand.„Receitas com resina natural“: Jòlan van der Wiel.„Receitas com resina natural“: Jorrit Taekema.„Receitas com resina natural“: Sjoerd Jonkers.

(23.09.2015)