www.stone-ideas.com

Portugal: Jornadas Europeias do Patrimônio 2015

Cechap15-5-1

O Cechap – Centro de estudos de cultura, história, artes e património volta a associar-se à Direcção-Geral do Património Cultural para comemorar os Patrimónios culturais materiais e imateriais, nas Jornadas Europeias do Património 2015, sob o tema „Património Industrial e Técnico“.

No dia 26 de Setembro, o Cechap apresenta a publicação Mármore, Património para o Alentejo, Contributos para a sua História (1850-1986). Esta obra resulta do estudo desenvolvido no âmbito do projecto PHIM – Património e História da Indústria do Mármore. Serão ainda apresentados o Portal História do Mármore, uma plataforma digital que inclui um Roteiro Digital e um Centro de Documentação sobre o património e a história da indústria do mármore, e o Roteiro dos Mármores, uma aplicação móvel com georeferenciação dos pontos essenciais para se conhecer o sector dos mármores no Alentejo. As apresentações acontecem no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Viçosa, às 16h00.

No dia 27 de Setembro, inauguramos a Galeria PAC.pt, um novo espaço de exposições nas instalações do Cechap, com uma mostra dos trabalhos apresentados nos dois concursos fotográficos „A Paisagem do Ouro Branco“, promovidos pelo Cechap em 2012 e 2013. A exposição abre ao público às 16h00.

O Cechap participa ainda nas celebrações das Jornadas Europeias do Património organizadas pela Câmara Municipal de Estremoz. No dia 25 de Setembro, na Casa de Estremoz (Posto de Turismo de Estremoz), este município organiza o workshop „Património Industrial e Técnico: O Mármore“, que contará, entre outros, com a comunicação do CECHAP „O contributo da História para a indústria do mármore“, apresentada pelo investigador Carlos Filipe. No final do evento será feita uma visita à Pedreira da Cruz dos Meninos, iniciativa com o apoio da Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz. Mais informações e programa completo aqui.

A Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz estará ainda presente no colóquio „Portugal: Qual o lugar do património e técnico?“, organizado pela Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial e pela Associação dos Arqueólogos Portugueses, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Industrial e Técnico. O colóquio acontece nos dias 9 e 10 de Outubro, no Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa, com o objectivo de promover o encontro de profissionais no campo da investigação e da praxis deste património.

Cechap15-5-2

No dia 10 de Outubro, em parceria com a Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz, o CECHAP organiza o I Ciclo-Passeio do Mármore, uma visita de bicicleta ao património do mármore. As condições de inscrição, programa e percurso podem ser consultadas aqui.

Cechap

Para mais informações, contacte: Mail.

(24.09.2015)