www.stone-ideas.com

„Italian Stone Theatre“ na Marmomacc 2015: um horizonte de país das maravilhas para as rochas ornamentais

Raffello Galiotto, Lithos Design: „Liscia“. Foto: Peter Becker

No pavilhão 1 foram apresentadas ideias, tecnologias e programações inovadoras, com potencial para muitos novos produtos

As apresentações do „Italian Stone Theatre“ no pavilhão da Marmomacc (30 de setembro a 3 de outubro de 2015) merecem os mais rasgados elogios. Estavam expostos ali trabalhos experimentais nas áreas de design e arquitetura. Os curadores das apresentações foram Raffaello Galiotto e Vincenzo Pavan.

E não foi apenas o fato de que algumas dessas obras revelaram o futuro da utilização do mármore. Elas contêm também infinitas possibilidades para se desenvolver novos produtos para as famílias em mármores, granitos & cia.

Raffello Galiotto, Lithos Design: „Liscia“. Foto: Peter BeckerRaffello Galiotto, Lithos Design: „Liscia“. Foto: Peter BeckerRaffello Galiotto, Lithos Design: „Liscia“. Foto: Peter Becker

Após o encerramento do „Italian Stone Theatre“, o desafio agora é: fazer dessas ideias, técnicas e programações produtos comercializáveis!

Afinal, convém lembrar: A Europa levou muitas inovações ao mercado, a partir das quais em outros lugares foram criados negócios de larga escala.

Raffello Galiotto, Helios Automazioni: „Glomus“.

Neste sentido, foi debatido em um fórum da Marmomacc o fato de que nas escolas e universidades da Itália os jovens têm muito pouco contato com as técnicas contemporâneas.

Analisaremos aqui as apresentações conjuntas „Digital Lithic Design“ (design digital em rocha) acontecidas no pavilhão 1. Nas próximas edições vamos também apresentar „Lithic Vertigo“ (Vertigem Pétrea) e „Carpets of Stone“ (Tapetes de Pedra).

Raffello Galiotto, Pellegrini Meccanica, Margraf: „Corteccia“.

O designer industrial Raffaello Galiotto foi o inspirador do „Digital Lithic Design“. A realização dos objetos foi executada em estreita cooperação com empresas italianas. Estavam envolvidas.

A operação de Galiotto neste projeto pode ser resumida com um slogan: até o horizonte, atacar, e voltar à base.

Raffello Galiotto, T&D Robotics: „Micete“.

Ele não orienta suas ideias pelo o que é viável fazer hoje. Em vez disso, a menos que algo não seja possível, ele mesmo desenvolve as ferramentas necessárias e a programação, ou intervém pessoalmente na execução. Aqui é importante acrescentar que Galiotto também estudou ciências naturais e é também um profundo conhecedor do processamento de rochas.

Assim, um de seus desafios autoimpostos em „Digital Lithic Design“ foi como compor peças a partir do interior de um bloco de pedra. Até aqui, os projetos ou arte em rocha se restringiam à superfície.

Raffello Galiotto, Odone Angelo, Gruppo Tosco Marmi: „Leucon“. Raffello Galiotto, Odone Angelo, Gruppo Tosco Marmi: „Leucon“.

O resultado foi um paraíso para as rochas ornamentais, com depressões, canais, transparências e muito mais.

Inconfundível em muitas formas ou superfícies são os modelos naturais, como a cobertura de espinhos do ouriço, a granulação de folhas ou a forma do cacto.

Eram inspirações de seu estudo de química, que Galiotto cursou antes de concluir a Accademia di Belle Arte em Veneza, e pelo menos na química orgânica se trata da natureza e de como ela funciona.

Com essa trajetória, não há para ele nenhum conflito entre a natureza e a tecnologia, nem entre arte e máquina. Pelo contrário, a maioria dos objetos em „Digital Lithic Design“ mostra traços da máquina e o faz explicitamente.

Raffello Galiotto, Antolini: „Litocorno“.

Para concluir: Galiotto é um veemente representante da tese de que rochas ornamentais são um material especial, em parte porque elas carregam milhões de anos em si. Assim, ele implora por um uso respeitoso e pela minimização do desperdício.

Isso é „Lithocorno“, um chifre de rocha com 6 m de altura, colocado de maneira jocosa: o objeto inteiro de fato consiste de apenas de um bloco de pedra de 60 cm de altura. Ele é cortado em fatias e, a partir do interior de cada disco, um elemento menor é serrado do para ser encaixado acima no chifre.

Nós entregamos o truque: o chifre é oco por dentro. A parte exterior é composta de 100 anéis de rocha empilhados.

Raffaello Galiotto Industrial Design

Vídeo

Fotos: Raffaello Galiotto

Raffello Galiotto, Gmm, Gruppo Tosco Marmi: „Acus“. Raffello Galiotto, Gmm, Gruppo Tosco Marmi: „Acus“. Raffello Galiotto, Intermac: „Bicefalo“. Raffello Galiotto, Intermac: „Bicefalo“. Raffello Galiotto, Omag: „Cacto“. Raffello Galiotto, Omag: „Cacto“. Raffello Galiotto, Decormarmi: „Quadrilobo“.Raffello Galiotto, Donatoni, Ddx: „Lamellatum“. Raffello Galiotto, Donatoni, Ddx: „Lamellatum“.

See also:

 

 

 

 

(14.10.2015)