www.stone-ideas.com

Chiara Imperiali, designer de rochas ornamentais: „Eu respiro mármore“

Brinco em mármore de Carrara e sodalita.

A artista nasceu na famosa vila de rochas Colonnata, atrás de Carrara, subindo rodovias serpenteadas.

Na verdade, não é necessário perguntar se Chiara Imperiali poderia ter feito outra coisa que não trabalhar com mármore. E de fato ela fez, estudando relações públicas para a indústria da moda e de joias em Milão e Florença. De lá pra cá, ela ligou o tema de seus estudos mais uma vez com pedras e desde 2011 administra seu próprio estúdio para decorações de mármore.

Chiara vem da empresa familiar Pemart, que em Colonnata opera uma pedreira de mármore há muitas gerações. O lugar é a mais elevada das aldeias de rocha ao redor de Carrara, e chegar já implica em um ziguezague sem fim sobre uma rodovia apelidada de serpentina. O local tem sua fama internacional pelo Lardo di Colonnata, um bacon que é curtido em calhas de mármore especiais.

Corrente de pescoço com mármore Green Valle D'Aosta e predra semipreciosa negra.

A empresa familiar negocia não apenas rochas, mas também fabrica produtos finais de alta qualidade por encomenda. Chiara ajudou na empresa desde criança, ela mesmo conta: „Eu respiro mármore.“

Nas oficinas da empresa ela foi apresentada ao processamento de rochas ornamentais. E de lá ela trouxe também a artesania manual, que hoje é a marca de suas joias.

Portanto, não seria estritamente correto chamá-la de „designer“, como fizemos no título. Pois ela mesma produz cada uma de suas peças, do início ao fim. A maioria delas são encomendas diretas de clientes.

Suas próprias inspirações vêm da vida cotidiana. „Quando encontro uma forma que me agrada, tento colocá-la em mármore.“ Elas podem vir de letras, bem como de gotas ou de quadrantes, como mostram nossas fotos.

Corrente de pescoço com mármore Grey Bardiglio.

Seu princípio geral é que elas devem aliviar o peso da rocha tanto quanto possível. Coerentes com isso, suas obras são filigranas.

Aos trinta anos, ela resolveu montar seu estúdio em Carrara. Ah, sim: Marmonìa é como ela batizou sua marca. Trata-se de uma contração de Marmo (mármore) e Armonìa (harmonia). Assim, ela deseja expressar que o mármore não é apenas „algo pesado e maciço, mas também pode ser leve e macio, e assumir diferentes formas“.

Marmonìa

Pemart

Fotos: Chiara Imperiali

Mármore de Carrara branco.Mármore de Carrara branco.Chiara Imperiali.

(19.10.2015)