www.stone-ideas.com

Investimentos milionários em tecnologia e qualificação do setor de rochas do Irã

Durante a Marmomacc, uma delegação do país conversou com representantes italianos

Em julho de 2015 o Conselho de Segurança da ONU anunciou a suspensão das sanções econômicas contra o Irã. A determinação só entra em vigor ao final do ano, mas na última Marmomacc já se ensaiaram algumas negociações neste sentido. Afinal, o Irã é o quinto maior produtor de rochas ornamentais do mundo. Mármore, travertino e ônix são suas especialidades.

„A indústria de rochas iraniana procura novos parceiros“, informa o comunicado de imprensa da empresa de feiras Veronafiere. „Estão planejados investimentos em tecnologia de US$ 200 milhões para modernizar mais de 5 mil locais de beneficiamento e mais de 500 pedreiras.“ Também os cerca de 87 mil empregados do setor necessitam de uma atualização em suas técnicas profissionais.

Em razão disto, estava presente na feira de Verona uma delegação iraniana, sob a liderança do vice-ministro da economia, comércio e mineração, Jafar Sargheini. „Somos um parceiro estável e confiável no Oriente Médio e temos uma economia forte na região“, enfatizou ele.

Para atrair investidores no Irã, o governo local aprovou legislação atraente no tocante a impostos e administração de lucros. Também há facilitações em relação a custos de energia e de mão-de-obra.

O CEO e diretor geral da Veronafiere, Giovanni Mantovani, quer tornar a feira mais do que um ponto de contato nesta empreitada. Ele vê na qualificação de pessoal no setor de rochas iraniano um campo de negócios atraente para a Marmomacc: „Nós concebemos a presença de nossa Stone Academy no Irã.“

No momento, trabalha-se em um acordo com o governo iraniano em termos de uma cooperação no setor de máquinas para a agricultura e construção civil. Neste campo, a Veronafiere já tem cooperações em andamento com o Brasil e o Egito.

Reunimos em uma lista as feiras de rochas ornamentais do Irã.

(04.11.2015)