www.stone-ideas.com

Um manto feito de mármore até roupões para vestir por cima de tudo

Faye Toogood, Lapicida: „The Cloakroom“.

A designer londrina Faye Toogood mostrou durante o London Design Festival peças de vestuário que fazem referência à localização do evento, no Victoria and Albert Museum

Há 7 anos, a cada setembro, o Victoria and Albert Museum na capital da Inglaterra sedia o London Design Festival. Artistas são convidados a apresentar suas obras nesta venerável instituição, famosa por suas exposições de arte. Desta vez (de 19 a 27 de setembro de 2015), a designer londrina Faye Toogood (entre outros) apresentou sua instalação „The Cloakroom“(O Vestiário).

O mais espetacular de seus objetos foi um roupão (de banho?) em mármore. Chamava bastante a atenção sua relação com a escadaria, ao lado da qual a peça se localizava.

Faye Toogood, Lapicida: „The Cloakroom“.

A instalação era composta de 2 partes: inicialmente, os visitantes entravam em um quarto com um guarda-roupa, onde Faye Toogood colocou 150 roupões compostos em um tecido inovador. Os visitantes deviam vestir este sobretudo durante o caminho pela instalação: desde o tecido abria-se uma carta, a qual indicava os locais dos 10 objetos de Toogood.

Faye Toogood, Lapicida: „The Cloakroom“.

Um deles era uma camisa de cota de malha que foi colocado em um ambiente do século 15, outra era uma peça de vestuário feita de madeira, inspirada livremente em um caixotão. „Compostas com grande abstração e em materiais inesperados (…) as peças estão escondidas nas galerias e esperando serem descobertas“, dizia o comunicado de imprensa do museu.

Faye Toogood, Lapicida: „The Cloakroom“.

A Lapicida, especialista britânica para projetos exclusivos em rochas ornamentais, executou o roupão em bloco de mármore Arabescato. Inicialmente, o modelo da designer foi escaneado. Uma máquina CNC trabalhou 168 horas naquela peça. Depois disso, os lapidadores da empresa trabalharam nela 24h à mão. A peça tem 1,70 m de altura e pesa cerca de 300 kg.

Esplêndido o efeito dessa obra de arte, como um roupão preso por um cinto escuro. Para ser capaz de produzir uma peça dessa qualidade, é necessário entender muito de mármore e dos caminhos dos veios em seu interior.

Faye Toogood

Lapicida

Victoria and Albert Museum

London Design Festival

Fotos: London Design Festival

(07.11.2015)