www.stone-ideas.com

Originalmente uma biblioteca pública, com magnífica decoração em rochas ornamentais

Erick van Egeraat: Erasmus University College, Rotterdam.

O arquiteto Erick van Egeraat modernizou em Roterdã um prédio de 1920 para o Erasmus University College

Update: virtual tour through the building

Sob tetos suspensos e ladeado por revestimentos de gesso, o arquiteto Erick van Egeraat valorizou o belíssimo design interior da antiga Biblioteca Municipal, em Roterdã. O prédio, construído entre 1917 e 1923 no estilo da chamada Amsterdamse School (Escola de Amsterdã), é agora sede do Erasmus University College naquela cidade portuária holandesa.

Raramente se vê uma decoração interior de tal gabarito em um prédio público. Ela foi planejada pelo arquiteto D. B. Logemann com auxílio de Nicolaas Lansdorp e John Poot e decorada, no piso térreo, com madeira no teto e ornamentada com elegantes pilares de rochas ornamentais.

Erick van Egeraat: Erasmus University College, Rotterdam.

É um dos poucos edifícios no centro da cidade de Roterdã que sobreviveu aos bombardeios da Luftwaffe alemã durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940.

Erick van Egeraat: Erasmus University College, Rotterdam.

Marcante era também, e continua a ser, a obra de alvenaria na fachada, bem como a entrada, assimetricamente colocada. A torre do sino, que originalmente pertencia à construção, foi perdida logo após a Segunda Guerra Mundial e não foi reconstruída.

Erick van Egeraat: Erasmus University College, Rotterdam.

Erick van Egeraat trouxe um novo átrio para o prédio: sobre o telhado de vidro e o elevador envidraçado, a luz do dia é trazida para dentro da área de entrada e dos 5 andares.

No antigo depósito da biblioteca, 6 andares foram transformados em 3. O objetivo foi oferecer aos estudantes uma atmosfera de ensino com esses novos e altos espaços.

Desde 2014 esse prédio localizado na Nieuwemarkt está formalmente a serviço da universidade. Ele pode receber 700 estudantes.

Erick van Egeraat: Erasmus University College, Rotterdam.

O Erasmus University College é uma instituição pertencente à prestigiosa universidade homônima. „Os alunos do College ocupam-se de um vasto campo, da filosofia e psicologia à matemática e economia, antes de optarem por um mestrado e sua especialização“, informa seu site na internet.

Erick van Egeraat associated architects

Erasmus University College

Fotos: Erick van Egeraat associated architects


 

 

 

 

(11.11.2015)