www.stone-ideas.com

Best Communicator Award na Marmomacc 2015

Pela primeira vez, cada categoria devia ter também seu vencedor estrangeiro

O Best Communicator Awards, concedido anualmente pela Marmomacc para apresentações e conceitos de estande particularmente bons, trouxe neste ano uma novidade: em cada categoria devia haver também uma empresa estrangeira entre os vencedores ou ganhadores de menção honrosa. No ano anterior houve para expositores estrangeiros apenas uma categoria especial.

Os prêmios desta vez foram distribuídos em quatro categorias: design, rocha, máquinas e ferramentas. A estes se somava também um prêmio da feira Abitare il Tempo, que acontecia simultaneamente no prédio da Palaexpo, na área da feira.

Budri, a empresa italiana do piscar de olhos, recebeu um prêmio na categoria design por haver criado quase uma tapeçaria em rocha no seu estande. Essa impressão também foi criada pela designer Patricia Urquiola, que fez as finas linhas que revestiam a parede descerem até o piso.

Com maestria a empresa concretizou essa ideia na obra entitulada „Papiro“, a qual consistia não somente da composição com um revestimento extremamente fino em peça inteiriça, mas também de conduzir aquilo tudo a um arredondamento horizontal. Os rolos maciços ao final das peças foi pensado assim para sugerir o prolongamento impossível da tapeçaria vertical.

Video (italiano)

A empresa espanhola Levantina também venceu um dos prêmios na categoria design. No seu estande o arquiteto Héctor Ruiz Velázquez assentou diversos ambientes em rochas ornamentais.

Especialmente original foi a maneira como a diversidade de rochas foi apresentada: estreitas faixas de rochas cruzavam a parede e, com ajuda de uma espécie de escaninho, o visitante podia descobrir de que tipo de rocha se tratava.

Video

Uma menção especial foi feita à cooperativa de pedreiras de mármore Botticino (Cooperativa Operai Cavatori del Botticini): Seu estande, há alguns anos inalterado, permanece belo e adaptável: a cor amarela se distingue de todas as outras e as pequenas plaquinas de rochas, colocadas na parede, podem ser levadas pelo visitante como se fossem cartões de visita. Projeto: Ivan Tognazzi.

Na categoria „Pedra“ o prêmio foi para a Antolini e o designer Alessandro la Spada. Ele fez produzir manequins de vitrine em rochas exclusivas. LadyA utilizou esse mesmo material para fazer joias e adereços.

A ideia era simplesmente óbvia e por isso mesmo tão surpreendente e interessante.

Outro prêmio nessa categoria foi para a pedreira francesa Carrières du Hainaut e o arquiteto Jan Devroey.

Henraux e Luce di Carrara tiveram seu estande projetado pela Studio Archea e receberam uma menção honrosa. Para compor a parede-estante de livros „Marmeria“ foi criado um módulo padrão, com pequenas variações laterais.

Também foi apresentada a mesa de apoio „FiloMena”, da Baldessari & Baldessari.

Os outros prêmios aparecem na galeria de fotos.

Marmomacc Best Communicator Award

Video (italiano)

(25.11.2015)