www.stone-ideas.com

Marmomacc 2015: „Carpets of Stone“ (Tapetes de Rochas)

No pavilhão 1 da feira, designers internacionais realizaram ensaios artísticos com rochas ornamentais

„Carpets of Stone“ (Tapetes de Rochas) chamava-se uma das exposições que faziam parte do „Italian Stone Theatre“ no pavilhão 1 da Marmomacc 2015. Os curadores Raffaello Galiotto e Vincenzo Pavan convidaram designers internacionais a trabalhar artisticamente com pavimentações em rochas ornamentais buscando ideias inovadoras.

A razão disso é que antigamente a pavimentação, ainda que literalmente pisada com os pés, desempenhava um importante papel no comércio e na comunicação. Por exemplo, a via Appia dos romanos não servia apenas para receber os carros de boi com produtos vindos dos portos do sul da Itália. Sobre ela circulavam também os mensageiros com novidades dos acampamentos militares em torno do Mediterrâneo destinadas aos senadores.

Placas de rochas sobre antigos passeios públicos carregam marcas do tempo em si mesmas e documentam essas em cantos quebrados e raspados. O centro histórico de Verona não seria o que é sem o mármore sobre as calçadas.

Ainda hoje, praças e locais especiais da cidade são valorizados com pavimentação em forma de mosaico, como as calçadas portuguesas.

Mostramos aqui fotos e renderings de ideias com as descrições textuais de seus autores.

Marmomacc 2016, 28 de setembro a 1 de outubro

Fotos: Marmomacc / Peter Becker

(23.12.2015)