Um concurso de fotografia foi organizado pela seção Languedoc Roussillion da associação Maisons Paysannes de France. Seu objetivo é preservar as casas campesinas na França. Nesse contexto, trata-se também de rochas ornamentais enquanto material construtivo, e exatamente em torno disso girou o concurso de fotografia.
Todo mundo foi convidado a enviar fotografias, que foram divididas em sete categorias: pedreiras, memória cultural, construções contemporâneas, composição de fachadas, esculturas e trabalho de cantaria. O prêmio principal era uma câmera. Além disso, foram presenteadas obras em rochas de escolas de arte, entre outras coisas.
A revista especializada Pierre Actual, em sua edição de setembro, noticiou amplamente a iniciativa. O chefe de redação, Claude Gargi, que participou da organização e do júri, saudou a iniciativa desta região mediterrânica, cuja capital é Montpellier: a ideia de apresentar o setor de rochas com imagens diferentes do usual teve sucesso. Ele sublinhou o fato de que a maioria dos participantes eram estudantes de arquitetura.
Maisons Paysannes de France (em francês)
Pierre Actual, baixe a matéria por 5 Euros (em francês)
(26.12.2015)