www.stone-ideas.com

Polônia: lápides seguem sendo um mercado especial

O prêmio em rochas ornamentais da revista Świat Kamienia: Desta vez, essa distinção foi concedida a uma sepultura em um cemitério da cidade de Łódź, que o júri distinguiu como sendo uma variação moderna dos sepulcros familiares clássicos.

O prêmio em rochas ornamentais da revista Świat Kamienia destaca criação incomum / Feira Stone em Poznań

Os poloneses continuam gastando muito dinheiro com lápides de seus parentes, diferente do que ocorre na maioria dos outros países europeus. Por isso o prêmio em rochas ornamentais da revista Świat Kamienia, que é concedido anualmente durante a feira Stone em Poznań (18 a 21 de novembro de 2015), tem lápides entre suas categorias.

Desta vez, essa distinção foi concedida a uma sepultura em um cemitério da cidade de Łódź, que o júri distinguiu como sendo uma variação moderna dos sepulcros familiares clássicos (veja acima): em lugar da tradicional capelinha, foram colocadas imponentes placas de rocha em granito sueco. Igualmente imponente são os blocos de mármore Bardiglio, que lembram sarcófagos. Eles jazem sobre um Belfast Black Gabbro que recebeu acabamento envelhecido. O design é da Pracownia Rzeźbiarska Andrzeja Weremczuka.

Na categoria arquitetura, o prêmio especial foi para o mapa histórico em Łódź.

Na categoria arquitetura, o prêmio especial foi para o mapa histórico na rua Politechniki 5, também em Łódź. Foram utilizadas placas de 5 cm de espessura de granito Nero Zimbábue em armações em aço inoxidável. A empresa executora do serviço foi a Labradoryt Zakład Obróbki Kamienia Ludosław Wenerski. O projeto foi de Agnieszka Staszczyszyn (Group-Arch).

O prêmio principal foi concedido à arquitetura da embaixada da Arábia Saudita.O interior do prédio apresenta arenito espanhol Crema Ole.

O prêmio principal foi concedido à arquitetura da embaixada e da residência do embaixador da Arábia Saudita. A foto mostra o arenito Broniów na fachada. O interior do prédio apresenta arenito espanhol Crema Ole. Na residência, da qual não recebemos nenhuma foto, as sacadas foram revestidas com ônix. A executora dos serviços foi a empresa Przedsiębiorstwo Budowlane i Usług Technicznych Granit sobre um projeto do escritório XY Studio.

Um prêmio principal também foi concedido à fachada do prédio de escritórios Royal Wilanów em Varsóvia.

Um prêmio principal também foi concedido à fachada do prédio de escritórios Royal Wilanów em Varsóvia. Ali foram empregados arenitos poloneses Brenna, em acabamento polido e ranhurado. O beneficiamento foi executado pela empresa Kamieniarz Tadeusz Modliński. O projeto foi da Jems Architekci.

Na categoria escultura o prêmio principal foi para „Coroa do Himalaia”.

Na categoria escultura o prêmio principal foi para „Coroa do Himalaia”, de Murkam Usługi Kamieniarsko-Budowlane Leon Czerwiński. A obra de arte apresenta 14 cúpulas da cadeia de montanhas Karakorum e está instalada na cidade de Władysławowo. Trata-se de quartzo Wasa sueco em placas de 2,5 m até 5 m de altura. Os autores foram o professor Sławoj Ostrowski, Marzena e Jacek Bruzdowicz.

Um templo stupa budista na Bulgária foi agraciado com o prêmio principal.

Um templo stupa budista na Bulgária foi agraciado com o prêmio principal nesta categoria. Sua construção esteve a cargo da empresa Piramida, que utilizou 94 toneladas de granito Strzegom.

Também recebeu um dos prêmios principais uma figura de Hércules „Herkules Gostyniński”.

Também recebeu um dos prêmios principais uma figura de Hércules „Herkules Gostyniński”, colocada na cidade de Osiny, nas proximidades de Gostynin. Em granito, ela pesa 10 t. Foi projetada por Tadeusz Biniewicz, que a executou com Marcin Majchrzak.

Feira Stone em Poznań

A feira registrou neste ano 136 expositores e quase 5000 visitantes. Estes vieram sobre tudo do Leste da Europa, como por exemplo dos países bálticos, República Checa, Ucrânia, Rússia e Eslováquia. Muitos visitantes também foram registrados entre Alemanha e Itália, assim como Índia, Brasil, Canadá e EUA.

O programa incluiu palestras e também os concursos da revista Świat Kamienia e da empresa Abra, para trabalhos acabados com jateamento de areia. Pela primeira vez houve uma vencedora, no caso Danuta Flis, da empresa Awip.

A revista Nowy Kamieniarz convidou novamente estudantes das escolas superiores de design. Protótipos de trabalhos individuais deverão ser apresentados na feira Arena Design (8 a 11 de março 2016) em Poznań. As palestras foram apresentadas pelo designer Jarosław Koska, revelado em outro concurso, Peter Becker, da Stone-Ideas.com e o escritor Sławomir Mazurek.

Stone Poznań, 16 a 19 de novembro 2016

Świat Kamienia

Nowy Kamieniarz

Fotos: Świat Kamienia

(07.01.2016)