Os designers em torno de Josep Vilas criam seus projetos com muita sobriedade e deixam o material se destacar
Um bom design de produto se distingue por criar peças que se harmonizam com o ambiente em que são aplicadas e cumprem suas funções de maneira igualmente discreta. Um exemplo disso é o apoiador de vinho do estúdio de design espanhol Aparentment Disseny: na foto acima não se nota a peça, no máximo se destaca a garrafa colocada sobre ela.
Também na segunda foto apenas ao segundo olhar a peça se revela. O mesmo se aplica à bandeja, que também pertence à coleção „Marbleous“. O nome é um trocadilho com marvelous (maravilhoso) e marble (mármore).
Enquanto outros designers colocam o mármore no centro das atenções e sublinham tratar-se de um material especial, Josep Vila Capdevial, chefe e fundador do estúdio Aparentment Disseny, o mantém totalmente discreto.
Assim também na luminária…
… ou no suporte de toalhas de mão.
Em tamanha humildade compositiva, a beleza da rocha ornamental consegue se revelar livremente na coleção „Marbleous“.
Em todo caso: consideramos as duas maneiras de se projetar com o material, tanto a discreta quanto a ostensiva, legítimas e adequadas.
Mais abaixo seguem-se algumas fotos do trabalho de Josep Vilas com mármore, parte delas da coleção „Marbleous“. Chama atenção que em todos os objetos a pedra é bastante espessa.
Mas em seguida queremos indicar 3 objetos de design cheios de autoironia e diversão em sua criatividade, que por isso mesmo nos agradaram:
O tijolo de mármore traz esse material para a esfera do banal e ao mesmo tempo representa um certo louvor ao trabalho operário.
„Brain Soap“ (sabonete-cérebro) é a contribuição de Josep Vilas à lavagem cerebral, …
… e „Greedy pivot“ (fulcro da cobiça) é um apoio de ração para cachorros de grande porte. O designer presume em seu site que cachorros grandes sofrem com dores nas costas porque para se alimentarem eles sempre precisam se curvar bastante.
Fotos: Aparentment Disseny
(26.01.2016)