Design: Em direção à água, marche!

(Fevereiro 2010) Nas feiras de design mais recentes, chamaram a atenção sobretudo cubas embutidas de pedra. A coleção „Talamo“, da empresa Antonio Lupi trouxe como inovação o fato de que as peças podem ser livremente combinadas entre si. Todas as peças também foram providas com área para objetos e um lugar para toalhas. Elas podem ser encomendadas com ou sem base. O designer é Domenico de Palo, e o material é calcário Apricena.

Também fabricado pela Antonio Lupi e também livre de bases, o modelo „Acqua“ é criação dos designers Paolo Armenise e Silvia Nerbi, o material é mármore de Carrara.

„Piega” é nome de um dos objetos da italiana I Conci, feito de mármore Bianco Statuario, de autoria do designer Arlo Martino. „Kriny“ é o título de uma série, na qual as pernas podem ser de pedra ou metal e a base também pode ter um nicho em pedra. Nossa foto mostra o arenito Giallo Solare. O designer é Stefano Bizzarri.

Stefano Bizzarri também assina o modelo „Nilo“. Entre as peças disponíveis em diferentes pedras, destacamos na foto uma de arenito Samarcanda.

Outro exemplo de cuba embutida é a „Swing“, da empresa espanhola Sanico Porcelanas. Os designers são Nacho Lavernia e Alberto Cienfuegos. Os materiais são diferentes mármores e também podem ser encomendados outros tipos de pedra. „Faro“ é outro desenvolvimento desse designer,com os mesmos materiais.

Para a empresa turca Bayyurt o designer Sener Bayyurt assina uma pia com nicho composta de três peças: os pés, sobre eles uma mesa para objetos e sobre ela a cuba. Todos os elementos são independentes entre si. Foram utilizados calcário branco alvíssimo e mármore Scarlett.

Por fim, a empresa britânica Murano prova que também é possível compor peças tão complexas quanto irrelevantes com seu dreno para banheiras. Mostramos aqui alguns exemplos, nos quais caros mármores decoram tampas. Naturalmente que quaisquer outros componentes dessa coleção podem ser feitos em pedra. E por sinal também com predras semi preciosas.

Fotos: Empresas