www.stone-ideas.com

Aleksandra Skolak: Design de joias com rochas ornamentais da Baixa Silésia, na Polônia

Aleksandra Skolak: Design de joias com rochas ornamentais.

„A marca registrada e a riqueza de nossa região é o granito“

Em resposta à nossa pergunta sobre o porquê de trabalhar exatamente com rochas ornamentais, Aleksandra Skolak foi bastante objetiva: „A marca registrada e a riqueza de nossa região é o granito.“ A isso devemos acrescentar que toda a família dela têm raízes profundas junto a esse material, que há gerações é obtido em pedreiras nas proximidades de Strzegom, na Baixa Silésia, Polônia. Seu pai era especialista em pedreiras, seu sogro criou boa reputação com o beneficiamento de rochas e com o marido ela dirige a empresa Granex.

Ela própria passou da cantaria artesanal ao design de joias, e nele apostou nos projetos de produtos típicos da região, para também assim ampliar o catálogo de produtos de seu negócio.

Ela também se ocupa da modernização e do aproveitamento de novas chances que se abriram na Polônia em 1989 com o fim do comunismo.

Aleksandra Skolak: Design de joias com rochas ornamentais.

As ideias para as joias são buscadas por ela e seu marido em feiras de rochas ornamentais no mundo inteiro. Nas oficinas da empresa entra também a prata como segundo material mais importante. „Outros elementos importantes são laços coloridos, minerais ou outras rochas ornamentais, que oferecem unicamente um complemento“, sublinha ela.

Mas como se encaixa nisso o peso das peças de joias? Aqui ela apresenta dados sobre o peso específico do granito, que pode se comparar a outros materiais tradicionais da joalheria. Além disso, ela chama atenção para o tamanho dos elementos. „Assim, a menor esfera de rocha tem, com o furo que a atravessa, 4 mm de diâmetro. As maiores peças são, por exemplo, contas de rochas com um diâmetro de 18 mm e um cubo com um volume de 15x15x15 mm“, nos diz ela por e-Mail.

Aleksandra Skolak: Design de joias com rochas ornamentais.

A Fundacja Bazalt (Fundação Basalto), criada por ela junto com seu marido em 2011, está intimamente ligada à joalheria. Inicialmente ela tratava da restauração de pedreiras deste tipo de rocha.

O conceito da fundação no início era o de valorizar aqueles terrenos como locais de lazer para os moradores da região e turistas.

Aleksandra Skolak: Design de joias com rochas ornamentais.

Desde então o granito passou a fazer parte das ações, quando a fundação desenvolveu um programa mais amplo em torno de rochas ornamentais. As iniciativas vão do design de joias e simpósios de escultura em pedreiras basálticas, até workshops sobre mosaicos e uma escola periódica de verão sobre arquitetura. O slogan dos eventos é: „Não existem rochas ruins, existem apenas rochas que foram mal-empregadas”.

A fundação é financiada, entre outros meios, com subsídios da venda e joias e com verbas do governo regional.

Corações de granito do escultor Jerzy Zysk.

Há muita devoção regional envolvida na iniciativa, e assim não é surpresa que o escultor Jerzy Zysk, de Strzegom, tenha desenvolvido em uma das ações da fundação uma linha de pequenos corações em granito: eles são distribuídos como souvenir aos visitantes da Baixa Silésia.

Fundacja Bazalt

Granex

Fotos: Aleksandra-Skolak

Aleksandra Skolak: Design de joias com rochas ornamentais.Aleksandra Skolak: Design de joias com rochas ornamentais.Aleksandra Skolak.

(21.02.2016)