www.stone-ideas.com

França deseja apresentar em 2017 uma nova feira de rochas ornamentais: „Rocalia“

„Le Carré des Jardiniers“, na Paysalia 2015, incentivou composições inovadoras de jardins. Foto: Paysalia

O plano é criar sinergias com a feira para jardinagem e paisagismo „Paysalia“, que acontece simultaneamente

Uma nova feira de rochas ornamentais deve acontecer em 2017 na França, informa a revista especializada Pierre Actual (1/2016). Ela se chamará „Rocalia“ e acontecerá de 5 a 7 de dezembro no espaço de feiras de Lyon, sua periodicidade será bienal.

O nome „Rocalia“ dá pistas sobre seu conceito: ela deve acontecer em paralelo com a „Paysalia“. Esta feira para jardinagem e paisagismo foi criada em 2009 e já contabilizava 570 expositores em sua última edição, com cerca de 18.000 visitantes. „A cada edição temos mais expositores do setor de rochas“, informa Claude Gargi, redator-chefe da Pierre Actual, que realiza a Rocalia junto com GL Events Exhibition. A revista tem sua sede nas proximidades de Lyon.

Ao colocar as duas feiras em pavilhões próximos, busca-se estabelecer sinergias. Também deverá haver um programa de atrações para as duas feiras. Uma atração da Paysalia no ano passado foi a „Le Carré des Jardiniers“ (A Quadra dos Jardineiros), um concurso para ideias de jardinagem. Também nisso as rochas ornamentais desempenharam um papel crescentemente importante, envolvendo sempre mais empresas deste setor.

Até aqui a França teve dificuldades com feiras nacionais de rochas ornamentais, mesmo que seu consumo per capita seja um dos 9 maiores do mundo (segundo a „Marble and Stones in the World 2015“, do Dr. Carlo Montani).

Há cerca de 10 anos aconteceu em Montpellier pela última vez a World Rock Expo. Um dos seus problemas foi que, na França, tudo o que é importante acontece em Paris ou dificilmente é considerado relevante.

Contato: Corinne Berger, Pierre Actual (Mail)

Rocalia

Paysalia

Em muitos países da Europa, o setor de rocha descobriu oportunidades na jardinagem e no paisagismo. Aqui uma foto do estande da empresa suíça <a href="http://www.baerlocher-natursteine.ch/"target="_blank">Bärlocher</a> na feira Giardina, em Zurique. Foto: Bärlocher

(05.03.2016)