www.stone-ideas.com

No projeto Marmo Trilogy rochas ornamentais e resinas experimentam uma nova interação

Moreno Ratti, CMV Marmi: „Sospesa“.

O designer italiano Moreno Ratti quer tirar o foco das placas de mármore e da produção industrial

A demanda por mármores e outras rochas ornamentais seguiu nas últimas décadas uma única tendência: placas com as maiores dimensões possíveis, o mais finas possível e o mais uniforme possível em termos de decoração. Atrás disso está o desejo dos arquitetos de compor fachadas com o material em grandes superfícies.

Uma consequência disso é que nas pedreiras sobrou muito resíduo, ou melhor dito, foi produzido muito resíduo.

Há alguns anos multiplicam-se as vozes que desejam abandonar o foco em rochas ornamentais que quase parecem ser produto de uma produção industrial.

Moreno Ratti, CMV Marmi: „Sospesa“.

O designer italiano Moreno Ratti iniciou então, junto com a empresa CMV Marmi, o projeto Marmo Trilogy, que trata de buscar possiblidades alternativas.

O 1º resultado dos esforços criativos é a coleção „Sospesa“ (Suspensa). Trata-se de vasos que estão inseridos em cubos feitos de resina transparente. O material provém de resíduos.

A filosofia por trás disso é que, na medida em que até aqui se deseja cortar de um bloco bruto placas cada vez mais finas e grandes, a resina seja utilizada como reforçadora de materiais. Moreno Ratti vira isso do avesso: mármore e resina encontram uma ligação visível.

Moreno Ratti, CMV Marmi: „Sospesa“.

Além disso, produzindo-se vasos pelo sistema atual, aquilo que hoje é resina sobraria como resíduo de rocha.

O título do projeto „Trilogy“ faz referência às etapas da inovação: concepção, planejamento e execução. Vale a pena acompanhar o que vem por aí; até agora infelizmente há pouco para se ver na página do projeto na internet.

Moreno Ratti

Marmo Trilogy

Fotos: Matteo Palmierini

Moreno Ratti, CMV Marmi: „Sospesa“.

See also:

 

 

 

 

(13.03.2016)