www.stone-ideas.com

Xiamen Stone Fair (1): O setor de rochas da China descobre mármores e granitos enquanto materiais para composições trabalhosas

<a href="http://www.umgg.biz/"target="_blank">United Marble and Granite Group</a> (UMGG).

Paralelamente ao recuo nas grandes obras, há no país um boom de mansões privadas

Para começar: no setor de rochas da China parece haver uma mudança de paradigma e os efeitos disso se mostram na Xiamen Stone Fair (6 a 9 de março de 2016): enquanto a construção de grandes projetos recua fortemente no momento, a demanda por mansões privadas cresce exponencialmente.

Isso soubemos pela federação nacional de rochas local, e trataremos do assunto detalhadamente nas próximas edições.

<a href="http://www.umgg.biz/"target="_blank">United Marble and Granite Group</a> (UMGG).

Na feira, esta tendência do mercado interno chinês se mostrou claramente: tantas e tamanhas composições de cenários em rocha, em lugar da simples apresentação de placas ou revestimentos, jamais havia sido vista em Xiamen anteriormente.

Algumas empresas também mostraram (sóbrios) exemplos de cozinhas e banheiros em rochas ornamentais. Tais exposições ecoam práticas comuns na maioria das outras feiras de rochas, originadas em eventos de arquitetura.

<a href="http://www.umgg.biz/"target="_blank">United Marble and Granite Group</a> (UMGG).

Mais clara, maior e mais generora é como se poderia resumir esta edição da Xiamen Stone Fair. Os dois novos pavilhões aumentaram a área expositiva total para 180.000 m². A antiga formação de estandes pequenos, numerosos e dotados de atendentes intrusivos sobrevive apenas em poucas áreas, ou perdidos no andar superior, de modo que um visitante que circule por ali pode perfeitamente ter a impressão de estar na Marmomacc em Verona.

Apesar de ainda existir uma grande diferença entre essas duas feiras: Enquanto o design das empresas italianas em geral está centrado no próprio umbigo, e na verdade se trata de arte, na China são perseguidas composições com rochas viabilizáveis e vendáveis.

A feira apoia isso com um programa paralelo bastante extensivo em arquitetura e design.

<a href="http://www.umgg.biz/"target="_blank">United Marble and Granite Group</a> (UMGG).

Essa, por assim dizer, ’nova‘ Xiamen Stone Fair mostra também novos rumos no dia a dia da feira. O fato de as empresas turcas terem ocupado em Xiamen um pavilhão inteiro direto na entrada certamente colocará pressão sobre a Marmomacc. O presidente da federação turca Imib, Ali Kahyaoğlu, manifestou-se claramente na revista Marble Trend (número 35) com um recado muito claro: seu país deseja ter mais espaço em Verona e „nas primeiras filas“.

Adiante mostramos alguns dos estandes e produtos que nos chamaram a atenção.

Mais sobre isso em veremos em um segundo texto, a ser publicado na segunda parte desta newsletter ainda neste mês.

Xiamen Stone Fair 2017, 6 a 9 de março

<a href="http://www.freetrue.com.hk/"target="_blank">Free True Marble Limited</a>, Hongkong.<a href="http://www.freetrue.com.hk/"target="_blank">Free True Marble Limited</a>, Hongkong.<a href="http://www.gani.com.cn/"target="_blank">Gani Marble Tiles</a>.<a href="http://www.jiaxustone.com//"target="_blank">Jiaxu Stone</a>.<a href="http://www.3sstone.com/"target="_blank">Sansheng Curtain Wall</a>.<a href="http://www.xinpengfei.com/"target="_blank">Xinpengfei Industry Development</a>.<a href="http://www.bestcheer.com/"target="_blank">Best Cheer</a>.<a href="http://www.pinshangonyx.com/"target="_blank">Pinshang Onyx Stone</a>.<a href="http://www.solancis.com/"target="_blank">Solancis</a>, Portugal.

See also:

 

 

 

 

(06.04.2016)