www.stone-ideas.com

„Gorgonized“: guitarras elétricas com rochas ornamentais

Zerberus, gorgonized: Amethyst.

Frank Scheucher obtém com fino tampo de rocha um „padrão sonoro e volume únicos“ em seus instrumentos

O sonho de Frank Scheucher é que, quando uma banda subir no palco, talvez os especialistas junto à audiência comentem: „Isso lá em cima pode ser uma Zerberus“. Foi assim que ele batizou sua marca de guitarras elétricas, apresentando sua coleção „Gorgonized“ na feira NAMM deste setor, que aconteceu em Anaheim na Califórnia, em janeiro de 2016.

O nome faz referência às hidras, figuras assustadoras da mitologia grega, que petrificavam quem as olhasse diretamente.

Zerberus, gorgonized: acima: Italian White Carrara; abaixo: Brazilian Onyx.

As novíssimas guitarras elétricas de Scheuchers utilizam tipos de rochas exclusivos ou pedras semipreciosas para ornamentar o corpo do instrumento. Há cerca de 7 anos ele experimentou o material, com objetivo de diminuir seu peso. Hoje as guitarras ,gorgonizadas’ baixaram seus pesos para 2,8 kg até 3,5 kg. É mais ou menos o mesmo que os instrumentos comuns vistos sobre os palcos.

Zerberus, gorgonized.

Evidentemente o corpo do instrumento é, em sua grande maioria, de madeiras nobres. Sobre elas Scheucher colocou uma camada de 5mm de rocha fina sobre uma estrutura de apoio feita de fibra de vidro. A rocha e as câmeras em madeira proporcionam um „padrão sonoro e volume únicos“, explica ele.

Deixemos eles mesmo explicar:
* „Enquanto o som se propaga na madeira preferencialmente ao longo das fibras, na rocha ele faz isso na mesma intensidade em qualquer direção. Resulta que o tampo de rocha ressoa claramente mais instantaneamente quando as cordas são acionadas, e mantém o som por mais tempo. Ou como os guitarristas dizem: ,ótima sustentação’.

* Observei durante a construção que a ponte é montada com as cordas diretamente sobre o tampo de rocha. Assim é garantida uma afinação rápida e um som forte imediatamente após o acionamento das cordas. Ou como os guitarristas dizem: ,Ataque rápido’.

Outras características mencionadas por ele são a baixa suscetibilidade à microfonia, a resistência da rocha a arranhões e a possibilidade ilimitada de cores e estruturas que as rochas oferecem. „Assim, cada tampo é único e o bacana disso: não é necessário mandar laqueá-la ou pintá-la.“

Zerberus, gorgonized: Tiger’s eye.

Mesmo que o material rochas ornamentais seja incomum para guitarras elétricas, o design dos instrumentos ,gorgonizados’ fica dentro dos padrões conhecidos. Os modelos lembram a Fender Stratocaster com reminiscências de Rickenbacker.

Sobre isso é interessante comentar que o desenvolvedor da guitarra batizada com o nome do cão guardião do inferno já criou formas realmente extravagantes. Ele mesmo reflete a respeito: „Somar um material novo no tampo a formatos extravagantes? Assim eu afugentaria os guitarristas.“

Zerberus, gorgonized: Brazilian Onyx.

Para incrementar a paixão pelos instrumentos ,gorgonizados’, ele presta muita atenção aos detalhes: os reguladores no corpo da guitarra exibem a mesma rocha do tampo.

Zerberus Guitars

Fotos: Zerberus Guitars

Frank Scheucher escolhendo as rochas.

(23.04.2016)